

Os preços da indústria nacional caíram 0,25% em fevereiro, após dois meses seguidos de alta, sob o impacto de uma retração nos preços do setor de alimentos, mostraram dados do IBGE nesta terça-feira. No acumulado em 12 meses, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação dos preços de produtos na ‘porta da fábrica’, isto é, sem impostos e frete, acumulou queda de 4,47%.
Das 24 atividades industriais investigadas na pesquisa, 13 tiveram queda de preço em fevereiro na comparação com janeiro, com destaque para alimentos, que tem o maior peso no índice e registrou variação de -0,87%. O apetite por risco ganhou alguma força após relatos de que o presidente Trump avalia encerrar a campanha militar contra o Irã mesmo que o Estreito de Ormuz
Segundo o gerente da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Alexandre Brandão, a maior influência para a queda dos preços dos alimentos veio dos açúcares.
‘Esse movimento reflete tanto a redução dos preços no mercado internacional quanto a intensificação de promoções e descontos por parte das empresas no período, indicando um ambiente de maior negociação e aproveitamento de oportunidades de mercado’, disse Brandão em nota. Nas grandes categorias econômicas, os preços dos bens de capital tiveram variação negativa de 1,29%, os de bens intermediários recuaram 0,25% e os bens de consumo, 0,03%.