quarta, 25 de março de 2026
Euro Dólar

ONU CLASSIFICA TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS COMO CRIME MAIS GRAVE COMETIDO CONTRA A HUMANIDADE

Matheus Souza - 25/03/2026 18:23

A Organização das Nações Unidas aprovou nesta quarta-feira (25) uma resolução que reconhece o tráfico transatlântico de africanos escravizados como o crime mais grave contra a humanidade. A medida foi votada em assembleia geral e recebeu apoio de 123 países.

Três nações votaram contra a proposta: Estados Unidos, Israel e Argentina. Outros 52 países, incluindo Reino Unido, Portugal e Espanha, optaram pela abstenção.

A resolução foi apresentada por Gana e destaca que cerca de 12,5 milhões de africanos foram capturados e enviados à escravidão entre os séculos XV e XIX. O texto também propõe a abertura de discussões sobre reparações históricas para descendentes das vítimas.

A partir da aprovação, o documento incentiva países a adotarem ações como pedidos formais de desculpas, compensações financeiras e devolução de patrimônios culturais, além de reforçar a necessidade de enfrentamento das desigualdades raciais ainda presentes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.