

A fábrica da BYD em Camaçari vai ter uma função estratégica para a marca, além do abastecimento nacional. A vice-presidente executiva da empresa, Stella Li, confirmou que a unidade será usada como plataforma de exportação para toda a América Latina, começando por países como Argentina e México.
A informação é de que houve uma encomenda de 100 mil veículos, sendo 50 mil para cada um dos países. A data exata dos envios não foi revelada, mas a reserva junto à fábrica está desde já garantida. A expectativa é de que o montante seja dividido em lotes e exportado no ritmo da demanda dos respectivos mercados.
Com isso, a Bahia se transformaria num pólo exportador para o Mercosul. Mas para isso, é preciso que a fábrica passe a efetivamente produzir veículos, pois, atualmente, a unidade monta modelos que chegam em kits importados, no processo chamado SKD. Já montou mais de 35 mil veículos na Bahia, incluindo modelos como Dolphin Mini, King e Song Pro.
Segundo a empresa isso iria mudar a partir de agosto, considerada uma data chave, pois haveria uma “virada” de conteúdo local e mais de 30% dos componentes passariam a ser produzidos em Camaçari. Isso parece estar se concretizando, pois na última segunda-feira (16), teve início o segundo turno de produção no complexo industrial, com o primeiro turno das 6h até às 15h30 e o segundo das 15h30 às 00h37. E já se fala em implantação do terceiro turno.
Esse ponto é fundamental, pois para exportar é necessário produção em escala, coordenação logística, disponibilidade de produto e regularidade de fabricação.