quinta, 19 de março de 2026
Euro Dólar

EXPOSIÇÃO MULHERES FOTOGRAFAM A BAHIA CHEGA AO SHOPPING BARRA

João Paulo - 18/03/2026 15:00 - Atualizado 18/03/2026

A exposição Mulheres fotografam a Bahia estreia nesta quinta-feira (19), no Shopping Barra, como parte das celebrações do Mês da Mulher, iniciadas com o reconhecido Prêmio Barra Mulher. Realizada em parceria com o Caixa Mágica – grupo dedicado à promoção da cultura e das artes – a mostra apresenta uma coletânea de 30 fotografias assinadas por 30 fotógrafas que capturam a essência da Bahia a partir de olhares diversos e sensíveis. A luz do nosso estado sob a perspectivas de mulheres e revelada em poesia.

“A exposição Mulheres fotografam a Bahia reafirma o talento e a sensibilidade das fotógrafas, em um mês especial, em que celebramos o poder feminino. Convidamos o público a enxergar a Bahia através desses pontos de vista plurais e conectados à cultura. Ao reunir obras produzidas exclusivamente por mulheres, reforçamos a diversidade e visibilidade às vozes femininas. A exposição está em sintonia com o Barra Mulher, premiação que honra trajetórias transformadoras e inspiradoras de baianas”, a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.

A mostra – aberta ao público no Barra Gourmet (Piso L1) – apresenta ainda registros dedicados aos 477 anos da capital Salvador, celebrados no próximo dia 29 de março.  Da fé que move multidões às cores vibrantes das ruas, do silêncio das paisagens naturais à potência cultural que pulsa em cada canto. Cada imagem revela não apenas cenários, mas histórias, memórias e sentimentos traduzidos pela sensibilidade feminina. A exposição é um manifesto visual, uma afirmação do talento, da força criativa e da importância das mulheres na construção da narrativa cultural baiana.

“Ter sido co-curadora desta exposição foi ter contato com toda a potência da fotografia feminina baiana. Uma experiência absolutamente incrível e encantadora”, comentou Lu Brito, fotógrafa premiada no Brasil e no Exterior, que faz parte da mostra, através da Caixa Mágica – projeto dos fotógrafos Giácomo Mancini, Tarciso Albuquerque e Fernando Antônio. Também participa da exposição a jornalista Camila Marinho, premiada em 2025 com o troféu Barra Mulher.

Barra Mulher 2026

Além de conhecer o trabalho de importantes nomes da fotografia, o público do Shopping tem a oportunidade de visitar, também no Barra Gourmet (Piso L1), a Exposição Barra Mulher 2026, que apresenta as trajetórias das vencedoras da 17ª edição da premiação. Forças femininas que modificam vidas de outras mulheres, com um efeito multiplicador.

Em 2026, foram homenageadas a defensora pública Aléssia Tuxá, a multiartista Ana Mametto, a Tenente-Coronel da Polícia Militar da Bahia Cláudia Mara, a desembargadora Cynthia Pina, a líder religiosa do Candomblé Ekedy Sinha, as escritoras Emília Nuñez e Mariana Paiva (Voto Popular), a jornalista Georgina Maynart, a cantora e apresentadora Larissa Luz, a jornalista e museóloga Zuleica Andrade, a empresária Felisa Presas (Empreendedora Shopping Barra) e a sócia-diretora da Enashopp Mirela Gedeon (Menção Honrosa). Visitar as exposições Mulheres fotografam a Bahia e Barra Mulher 2026 é honrar a força, a criatividade e o protagonismo das mulheres na sociedade.

 

Participam da exposição Mulheres Fotografam a Bahia as fotógrafas:

Adriana Franco, Alini Orathes, Ângela Fonsêca, Áurea SantAnna, Camila Marinho, Camile Barreto, Carina Sampaio, Chris Nejaim, Cris Nunes, Cristine Prates, Cris Telles, Adrielly Martins, Edna Caldas, Eunice Dehoux, Fernanda Cabral, Fernanda Vasconcellos, Isadora Rocha, Ivana Coutinho, Ji Costa Montenegro, Lívia Oliveira, Lu Brito, Márcia Ribeiro, Mariana Seixas, Norma Fernandes, Rosana Barbosa, Sandra Coelho, Sandra Tegerizo, Sinísia Coni, Tat…

Fotografia: Lu Brito.

Fotografia: Sinísia Coni.

Fotografia: Camila Marinho.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.