segunda, 16 de março de 2026
Euro Dólar

PT ACIONA TSE CONTRA FLÁVIO E CARLOS BOLSONARO POR SUPOSTA CAMPANHA ANTECIPADA

VICTOR OLIVEIRA - 16/03/2026 19:20

O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (16) para investigar suposta propaganda eleitoral antecipada e disseminação de informações falsas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais. A ação envolve o senador Flávio Bolsonaro, o ex-vereador Carlos Bolsonaro e o Partido Liberal (PL).

Segundo o partido, três vídeos publicados nos perfis do Instagram dos aliados do ex-presidente tentam associar Lula, o PT e outras lideranças da sigla ao crime organizado. Entre os nomes citados nas publicações estaria a ministra Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

De acordo com a denúncia, um dos vídeos utiliza o áudio de uma ligação telefônica de 2019 que teria sido analisada anteriormente pela Justiça Eleitoral. Em outro conteúdo, o partido afirma que foi utilizada inteligência artificial para manipular imagens do rosto de Gleisi Hoffmann.

A ação foi apresentada pela Federação Brasil da Esperançaformada por PT, Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB). No pedido encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, a federação solicita que os vídeos sejam removidos das redes sociais no prazo de 24 horas e que seja aplicada multa aos responsáveis pela divulgação.

Em comunicado, o PT afirmou que as publicações representam “uma tentativa deliberada de manipular a opinião pública e degradar adversários políticos antes mesmo do início oficial do período eleitoral”. Pela legislação brasileira, a propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.