

Faltando poucos dias para a cerimônia do Oscar, o Brasil volta a viver um clima de torcida coletiva. Como em final de Copa ou novelas de muito sucesso, bares, cinemas e cineclubes em várias cidades do país estão organizando transmissões da premiação e encontros especiais para acompanhar a 98ª edição da maior noite do cinema mundial, neste domingo (15).
Em Salvador, a Varanda do SESI Rio Vermelho, por meio do programa Cine SESI, será ponto de encontro da torcida pelo cinema nacional. A partir das 20h, o público poderá acompanhar a transmissão do Oscar em clima de celebração. O evento contará com a apresentação dos atores Marcelo Flores e Alethea Novaes, da Cia Os Argonautas, e pretende reunir artistas e público em um encontro especial para festejar a sétima arte e homenagear o ator e diretor baiano Wagner Moura, um dos grandes nomes do audiovisual brasileiro contemporâneo.
“O SESI Rio Vermelho inaugurou, há 29 anos, justamente com a peça Abismos de Rosas, dirigida por Fernando Guerreiro, com Nadja Turenko, Clecia Queiroz e Wagner Moura no elenco. Estaremos juntos e abriremos as portas pra esse grande momento de Wagner e do cinema do Nordeste”, conta Joana Fialho, gerente de Cultura do SESI Bahia.
Além da transmissão, a proposta é promover um momento de confraternização entre atores, atrizes e profissionais da cena cultural baiana, celebrando o cinema nacional e a presença do Brasil na premiação. Neste ano, o país chega ao Oscar com um feito histórico: são cinco indicações brasileiras. O destaque é o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que concorre nas categorias de Melhor Filme, Filme Internacional, Ator — para Wagner Moura — e Elenco. O Brasil também está representado na categoria de Fotografia, com Adolpho Veloso, indicado por Sonhos de Trem.
Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB