segunda, 09 de março de 2026
Euro Dólar

LULA MOSTRA PREOCUPAÇÃO E FALA EM RISCO DE INVASÃO AO BRASIL: “QUALQUER DIA ALGUÉM INVADE”

Victoria Isabel - 09/03/2026 19:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 9, que o Brasil precisa ampliar investimentos em defesa para proteger sua soberania e evitar possíveis ameaças externas. A declaração foi feita durante encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em Brasília.

Segundo Lula, o país carece de instrumentos estratégicos de proteção e deve fortalecer sua capacidade de defesa para garantir segurança no futuro.

“Aqui (no Brasil) ninguém tem bomba nuclear, nossos drones são para agricultura, ciência e tecnologia e não para a guerra. Pensamos em defesa como dissuasão. Mas não sei se Ramaphosa percebe, se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente”, disparou Lula.

A fala ocorreu após a assinatura de acordos entre Brasil e África do Sul e em meio a um cenário internacional marcado por conflitos e tensões geopolíticas.

Durante o encontro, Lula também defendeu maior cooperação entre os dois países para desenvolver tecnologias na área de defesa e reduzir a dependência de equipamentos estrangeiros.

 

foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.