

A Bahia será beneficiada com a redução das tarifas de Trump impostas pela Suprema Corte, mesmo com a imposição de uma tarifa global de 15%. Em muitos produtos a alíquota que chegou a 50% vai cair.
A Bahia, cujas exportações para os EUA caíram 7,1% em 2025, muito por conta do tarifaço pode se beneficiar. Produtos da pauta de exportação baiana para os Estados Unidos, como pneus, frutas, produtos químicos, minerais, pescado e calçados, todos atingidos pelo tarifaço, vão ter redução de tarifas.
A produção do Polo Petroquímico, por exemplo, que responde por 23,5% das exportações baianas para os EUA, terá tarifas menores.
Já o setor de Pneus, cujas tarifas estavam em 25%, será fortemente beneficiados. E outros setores industriais como metalurgia, ferroligas, couro e calçados, frutas e alimentos processados também terão redução tarifária.
O Cacau, que tem 15% das exportações destinadas aos EUA, e a fruticultura serão beneficiados, especialmente a exportação de Manga que tem 30% do total destinados para os EUA.