

O presidente da República, Luiz Inácio Lula (PT), chegou nesta quarta-feira (18) à Índia para dar início a uma viagem de cerca de uma semana pelo continente Asiático. Em um levantamento sobre os gastos do Governo Federal sobre as agendas internacionais, a atual gestão contabilizou em viagens a serviço R$ 7 bilhões três primeiros anos do terceiro mandato do petista, segundo dados do Portal da Transparência.
Para o Vice-Líder da Bancada de Oposição da Câmara Federal, Capitão Alden (PL-BA), a série de viagens da atual gestão do Governo Federal configura mais gastos dos recursos públicos sem resultados efetivos para o Brasil. O parlamentar destaca que no ano passado, o presidente passou 50 dias fora do Brasil em 16 viagens, o que contabilizou em 2025, o montante de R$ 2,35 bilhões, a média dos gastos no terceiro mandato do petista segue superior aos governos anteriores.
“Fala-se muito em cortar gastos e utilização consciente do dinheiro público, mas cadê o resultado de tantas viagens do Lula para outros países? O que o Brasil ganhou com as agendas internacionais do Lula? A resposta é simples: visitar países dos ‘companheiros’ para ampliar os laços esquerdistas pelo mundo”, pontua Alden.