quinta, 09 de abril de 2026
Euro Dólar

CASO DE MPOX É CONFIRMADO EM PORTO ALEGRE

João Paulo - 18/02/2026 10:40

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, confirmou o primeiro caso de Mpox em 2026. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a infecção foi contraída fora do município.

O paciente procurou atendimento médico após apresentar sintomas característicos da doença, causada por um vírus do mesmo grupo da varíola. As autoridades de saúde não divulgaram informações sobre a identidade nem o estado clínico da pessoa diagnosticada.

Este é o primeiro registro da doença na capital gaúcha neste ano. Em 2025, foram contabilizados 11 casos positivos. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com lesões na pele, secreções respiratórias e saliva.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza e ínguas, seguidos do surgimento de lesões na pele. “Durante os eventos, a recomendação é evitar contato íntimo ou físico prolongado com pessoas que apresentem lesões suspeitas na pele”, alerta a prefeitura de Porto Alegre, em nota.

(Correio)

Crédito: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.