

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), trabalha de forma intensa no Carnaval 2026. Desde a quinta-feira (12), primeiro dia oficial da folia, os agentes atuam executando ações de prevenção, monitoramento e pronto atendimento nos trechos Barra-Ondina e Jardim de Alah-Ipitanga.
No Circuito Dodô (Barra-Ondina), a Salvamar já contabiliza 21 resgates de banhistas, 13 atendimentos de primeiros socorros – sendo cinco nas praias e oito em via pública – e 1.184 ações preventivas contra afogamento.
No trecho habitual de trabalho, entre o Jardim de Alah e Ipitanga, foram realizados nove resgates de banhistas, um atendimento de primeiros socorros na praia e 1.057 ações preventivas contra afogamento.
“A operação do Carnaval é um sucesso. Tivemos uma redução nas ocorrências de afogamento, um trabalho preventivo muito bem feito, inclusive monitoramento com drone, que facilitou o trabalho das nossas equipes, para qualquer mobilização que exigisse uma atuação mais rápida e efetiva. Não tivemos nenhum óbito por afogamento durante o Carnaval, nem no trecho habitual, nem no trecho do Carnaval, nem nas ilhas. Os servidores atuaram de forma específica, de maneira preventiva, para que não tivéssemos realmente essas ocorrências”, disse o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.
Ele ressalta a importância de redobrar a atenção ao entrar no mar durante o período de festas. Segundo ele, nessa época há um aumento significativo nos casos de afogamento, principalmente envolvendo pessoas que ingerem bebidas alcoólicas e acabam se arriscando na água sem os devidos cuidados.
Além disso, Kailani destaca outro fator relevante: a presença de turistas vindos do interior, muitos dos quais não têm familiaridade com o mar. A falta de experiência pode aumentar ainda mais o risco de acidentes. Por isso, a orientação é aproveitar a festa, mas sempre manter prudência e responsabilidade ao tomar banho de mar.
Durante a folia momesca, os agentes identificados e preparados para orientar e agir em situações de risco fazem o monitoramento constante das áreas com maior incidência de correntes de retorno, além de promover ações educativas com orientações diretas aos banhistas e atendimentos de primeiros socorros e resgates aquáticos, quando necessários.
Confira dicas da Salvador para um banho de mar seguro
· Observar sempre as bandeiras de sinalização (verde, amarela e vermelha);
· Evitar entrar no mar em áreas sinalizadas como perigosas;
· Não nadar após o consumo de bebida alcoólica;
· Evitar o banho de mar à noite ou em locais sem posto de salvamento;
· Crianças devem estar sempre sob supervisão de um adulto;
· Em caso de corrente de retorno, manter a calma e sinalizar para o guarda-vidas;
· Seguir todas as orientações repassadas pelas equipes da Salvamar.
· Em caso de emergência, a orientação é procurar imediatamente o posto da Salvamar mais próximo.
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS