

A edição 2026 do ranking de presidentes dos Estados Unidos, elaborada pelo Northwest Progressive Institute (NPI), voltou a colocar as duas gestões de Donald Trump — a primeira, de 2017 a 2021, e a segunda, iniciada no ano passado — como as piores da história do país.
O instituto progressista afirma que Trump “está atacando a democracia americana de maneiras horríveis, o que pode levar a uma devastação econômica imensa”.
No topo da lista permanece Abraham Lincoln, reconhecido por emancipar os afro-americanos escravizados, preservar a União ao derrotar a rebelião confederada e formar um gabinete que reuniu democratas e republicanos. Em segundo lugar aparece Franklin D. Roosevelt, destacado por liderar o país na superação da Grande Depressão, criar a Previdência Social, apoiar aliados contra o fascismo e conduzir os EUA durante grande parte da Segunda Guerra Mundial. George Washington ocupa a terceira posição, pelo sucesso na organização da primeira administração presidencial, ao estabelecer o precedente de dois mandatos e conduzir as relações exteriores da nova nação.
Na última colocação (45º lugar), o NPI descreveu o primeiro mandato de Trump como tendo “falhou em responder efetivamente ao início da pandemia de Covid-19, dirigiu um regime massivamente corrupto que desrespeitou leis de ética e normas políticas, e cortou impostos irresponsáveis para os ricos”.