segunda, 16 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

BRUNO REIS VISITA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA AMBULANTES E ALMOÇA EM RESTAURANTE POPULAR NO CIRCUITO DODÔ

Victoria Isabel - 16/02/2026 16:59

O prefeito Bruno Reis reservou parte da agenda nesta segunda-feira (16), penúltimo dia de Carnaval, para visitar duas estruturas montadas pela Prefeitura com o objetivo de apoiar os ambulantes que atuam no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Os equipamentos integram um conjunto de ações voltadas à promoção de dignidade, bem-estar, segurança alimentar e melhores condições de trabalho.

Acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e dos secretários de Ordem Pública (Semop), Décio Martins, e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, o prefeito iniciou a agenda na Central de Acolhimento localizada na Rua Arthur Neiva, em frente ao Morro do Cristo, na Barra. No local, realizou vistoria e ouviu demandas dos trabalhadores.

“O ambulante é peça fundamental do nosso Carnaval. Nada mais justo do que oferecer dignidade, acolhimento e melhores condições de trabalho. Esses centros de acolhimento, com chuveiros, banheiros, área de descanso, água e pontos de carregamento, mostram que estamos atentos às necessidades dos trabalhadores. E o Restaurante Popular, que é uma inovação junto com o transporte gratuito, é uma demonstração clara do nosso compromisso social”, disse o prefeito.

“Não é só organizar o maior Carnaval do mundo, é cuidar das pessoas que constroem essa grande festa. Nós ouvimos os ambulantes, entendemos as demandas e, a cada ano, buscamos avançar. Nosso objetivo é garantir que eles possam trabalhar com mais conforto, segurança e respeito. Porque, quando a gente cuida de quem trabalha, a festa fica ainda melhor e mais humana”, acrescentou ele.

Ao todo, a Prefeitura instalou seis estruturas de atendimento aos ambulantes nos dois circuitos oficiais da folia. Os espaços oferecem gratuitamente chuveiros, banheiros, áreas de descanso, água mineral e pontos para carregamento de celulares e máquinas de cartão. Segundo a Secretaria de Ordem Pública (Semop), 3.869 ambulantes utilizaram os serviços de higienização apenas no último domingo (15), reforçando a relevância da iniciativa.

Em seguida, a comitiva visitou o Restaurante Popular montado nas proximidades para acompanhar o funcionamento do serviço. Implantada pela primeira vez no Carnaval de Salvador, a estrutura oferece cerca de 7 mil refeições nutritivas e balanceadas por dia, totalizando 42 mil ao fim da festa.

“O Restaurante Popular, que já é uma política pública consolidada e de sucesso em Salvador, este ano passa a acolher um público fundamental para o Carnaval: os ambulantes, que fazem a economia da cidade girar durante a festa. Estamos oferecendo mais de 40 mil refeições nutritivas e balanceadas, com respeito, dignidade e cuidado com quem trabalha duro para que o maior Carnaval do mundo aconteça. Essa ação demonstra nosso compromisso social e a importância de ouvir os próprios trabalhadores para ampliar e qualificar os serviços a cada ano. Hoje foi um almoço especial, compartilhado com quem constrói essa festa diariamente”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

Aprovação – O conforto e a estrutura disponibilizados têm agradado os profissionais que utilizam o espaço. Há 20 anos trabalhando como vendedor ambulante, Edmilson Souza, de 46 anos, avaliou positivamente a iniciativa. “Trabalho como ambulante há mais de 20 anos e nunca tinha visto uma estrutura como essa. O Centro de Acolhimento mostra que a Prefeitura está olhando para quem está na rua todos os dias, garantindo apoio, organização e um lugar digno para descansar. Isso faz diferença no nosso trabalho e no rendimento durante a festa”, afirmou.

A ambulante Vânia Santos, de 38 anos, também aprovou o Restaurante Popular e destacou o suporte oferecido pela equipe municipal. Com dez anos de atuação, ela afirmou que a Prefeitura está “lembrando dos ambulantes e dando um suporte importante para quem vive das vendas”.

Júnior Magalhães, titular da Sempre, ressaltou o compromisso da gestão em ampliar o cuidado com os profissionais que atuam no Carnaval. “A gente montou esses restaurantes populares para garantir segurança alimentar e oferecer refeições de qualidade aos ambulantes, que estão na labuta em busca do seu ganha-pão durante a festa. Um dos pilares da nossa gestão é tratar com dignidade e respeito tanto os ambulantes quanto os catadores de materiais recicláveis”, afirmou.

Gratuidade – Além dessas iniciativas, a Prefeitura implementou outras ações voltadas às condições de trabalho dos ambulantes. Uma delas foi a gratuidade no transporte público para profissionais cadastrados para atuar na festa. A medida, válida por 11 dias, beneficia 7 mil pessoas, entre 3.500 trabalhadores e igual número de acompanhantes.

“Distribuímos cartões de passagem para os ambulantes cadastrados e um acompanhante. Foram 7.000 passagens por dia. De domingo para hoje, 5.000 já foram utilizadas, o que demonstra que as pessoas estão retornando para casa. Isso confirma que estamos contribuindo para que possam descansar e voltar com energia para garantir seu sustento”, avaliou Décio Martins, titular da Semop.

Valter Pontes/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.