

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres SPM), iniciou, nesta quinta-feira (12), o atendimento nas Tendas Oxe, Me Respeite!, em três circuitos do Carnaval de Salvador: Pelourinho, Ondina e Campo Grande. As tendas são espaços de acolhimento e encaminhamento de mulheres em casos de violência de gênero para a Casa da Mulher Brasileira.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância desses espaços. “O nosso desejo é o de que este seja o maior Carnaval de todos os tempos, com as mulheres podendo curtir com alegria. No entanto, as Tendas Oxe, me respeite! se somam a outras iniciativas do Governo do Estado, como as ações da Segurança Pública, em um trabalho de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, em todos os circuitos do Carnaval. Isto é mais uma demonstração de cuidado com a vida das mulheres”, afirmou.
A superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Camila Batista, ressaltou o trabalho multidisciplinar desenvolvido.
“As tendas são espaços de acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência, seja doméstica, seja sexual, por importunação ou assédio. Temos equipes preparadas para acolher essas mulheres de forma multidisciplinar, com atendimento psicossocial, orientação jurídica e articulação com a rede de atendimento e proteção às mulheres”, afirmou.
Samantha Menezes, advogada e uma das profissionais de prontidão para atender as mulheres que procurarem a Tenda Oxe, Me Respeite!, destacou o caráter humanizado e plural dos atendimentos. “A recepção é acolhimento, é uma escuta sem julgamentos, sem interrupções, para que a mulher consiga, nesse espaço, ter total abertura para falar sobre o ocorrido e para que possamos encaminhar da melhor forma possível”, acrescentou.
“Importantíssimo!”. Assim definiu a foliã Ana Caroline Monteiro, 44, sobre o trabalho de enfrentamento à violência contra as mulheres durante o período momesco. “Eu acho que, a cada ano que passa, a gente vem se sentindo mais segura no Carnaval. É importantíssimo ter espaços como as tendas para a gente se sentir acolhida diante de todas as questões que nos atravessam”, comentou
Funcionamento – As Tendas Oxe, Me Respeite! funcionarão até terça-feira (17). A do Pelourinho ficará aberta das 14h às 2h. Em Ondina, a tenda está instalada na Praça Eliana Kertész, também conhecida como Praça das Gordinhas, e funcionará das 17h às 5h. A novidade deste ano é a Tenda Oxe, Me Respeite! na Praça do Campo Grande, que funcionará das 14h às 2h.
Como parte das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, a SPM também realizará, durante o Carnaval, a campanha Oxe, Me Respeite!, contra o assédio e a importunação sexual, além da distribuição de material de sensibilização em articulação com o Ministério das Mulheres (MM), por meio da campanha “Se liga ou eu ligo 180”



