sexta, 13 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

HOTELARIA DE SALVADOR REGISTRA CRESCIMENTO EM JANEIRO DE 2026 

João Paulo - 13/02/2026 10:05

Em janeiro de 2026, a rede hoteleira de Salvador alcançou uma taxa de ocupação média de 77,13%, o que representa um avanço em relação aos 75,01% registrados em janeiro de 2025. Esse resultado reforça a tendência de crescimento na demanda turística para a cidade durante a alta temporada, consolidando Salvador como um dos destinos mais desejados pelos viajantes brasileiros e estrangeiros que visitam o Brasil.

A valorização do setor também foi refletida na diária média, que atingiu R$897,42 em janeiro, crescimento de 14,5% na comparação anual. Como consequência direta da combinação entre maior ocupação e diária média, o RevPAR (indicador que representa a receita por apartamento disponível) foi de R$692,19 em 2026, um incremento expressivo de 17,7% na comparação anual.

Como esperado para o período, os pólos hoteleiros da cidade mais voltados ao lazer tiveram melhor performance na taxa de ocupação, em especial os pólos Barra-Ondina e Itapuã-Stella  Maris, que tiveram as taxas mais elevadas, enquanto as regiões mais corporativas tiveram taxas ligeiramente inferiores à média mensal da cidade.

O desempenho de janeiro confirma as expectativas positivas para o verão, impulsionado pelo aumento de 14% na oferta de assentos totais na malha aérea do aeroporto de Salvador e pela  melhoria contínua da malha aérea internacional, que amplia a visibilidade da Bahia no exterior e atrai turistas com maior permanência e gasto médio. Além disso, eventos e festas populares tradicionais continuam sendo pilares fundamentais para a manutenção de altas taxas de ocupação no verão.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia – ABIH-BA, Wilson Spagnol, destaca que os resultados estão dentro das projeções para o setor e comenta sobre a expectativa para o Carnaval. “O crescimento de todos os indicadores em janeiro de 2026 mostra que Salvador segue fortalecendo seu posicionamento no mercado nacional e recuperando espaço no cenário internacional. Temos agora uma grande expectativa para o Carnaval, período extremamente importante para a economia da cidade, muito aguardado e de muita demanda para o setor hoteleiro, que espera superar os números do último ano”, afirma.

Os dados apresentados são oriundos da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA).

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.