

As vendas online no Brasil cresceram 21% em 2025 em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Getnet, fintech de meios de pagamento do grupo Santander. De acordo com o estudo, o principal fator para esse avanço foi o aumento de 38% nas transações realizadas por link de pagamento, ferramenta que permite vendas diretas por redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail.
A Getnet destaca que o resultado reforça o ambiente digital como um canal estratégico para o varejo, especialmente para micro e pequenos empreendedores. Segundo o chefe de estratégia da empresa, Rafael Barbosa, esse público tem impulsionado o crescimento, já que o link de pagamento é uma solução prática, que dispensa estruturas complexas e facilita a venda direta pelas redes sociais.
Na análise por setores, o maior crescimento do comércio eletrônico veio de hotelaria e moradia, com alta de 42% no faturamento online frente a 2024. Em seguida aparecem vestuário, com aumento de 39%, saúde com 31%, automotivo com 27% e cosméticos com 20%, indicando diversificação do consumo no comércio eletrônico, segundo o estudo.
Projeções
A fintech – que atua em sete países e é a segunda maior adquirente da América Latina em volume de transações, processando mais de 222 bilhões de euros em 9 bilhões de operações – estima que o comércio eletrônico brasileiro deve crescer, em média, 17% ao ano até 2030. Segundo Barbosa, toda essa expansão será sustentada pela integração entre tecnologia, análise de dados e melhoria da experiência do consumidor.
Foto: Pixabay



