quinta, 12 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

OBRA DA FIOL PODE SER RETOMADA NO PROXIMO SEMESTRE, DIZ SITE

João Paulo - 12/02/2026 09:00 - Atualizado 12/02/2026

A obra bilionária da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia, pode ser retomada no início do próximo semestre, após anos de paralisação. Segundo apuração da coluna de Milena Teixeira do site Metropolis, uma reunião realizada em janeiro, fora da agenda oficial do presidente Lula, com empresários ligados a estatais chinesas e aliados políticos baianos, ajudou a destravar as negociações para a retomada da construção.

Neste momento, a prioridade do governo é concluir o trecho 1 da ferrovia, que liga Caetité a Ilhéus, no sul do estado. As obras foram suspensas pela Bamin, responsável pelo projeto, em março de 2025, quando cerca de 75% da execução já estava concluída. Concebida para formar um grande corredor de exportação, a Fiol busca conectar a produção do interior brasileiro a diferentes portos e integra os principais projetos de infraestrutura do Novo PAC.

O projeto tem despertado interesse de empresas nacionais e estrangeiras. Em março de 2025, a estatal chinesa China Communications Construction Company (CCCC) manifestou interesse na obra.

Reunião fora da agenda

Como a coluna mostrou, Lula realizou uma reunião fora da agenda para tratar da ferrovia. Empresários ligados a estatais chinesas e aliados políticos da Bahia estiveram no encontro na segunda-feira (26/1), no Palácio do Planalto. Participaram da reunião o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; e Afonso Florence, chefe da Casa Civil do governo baiano.

Também esteve presente Manuel Antonio, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Mota-Engil, multinacional portuguesa de engenharia e gestão de infraestruturas, cuja principal acionista é a CCCC, com 32,4% do capital.

Foto: divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.