

A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia (PMBA) irá recolher e promover a devolução de documentos perdidos por foliões durante o Carnaval de Salvador 2026. O serviço, que já se tornou tradição, é realizado há 23 anos no período momesco.
Os documentos de identificação encontrados nos circuitos oficiais da festa serão higienizados e catalogados para devolução ainda durante o Carnaval e também após a folia. Para saber se o documento foi recuperado, o cidadão deve acessar o site oficial da corporação (www.pm.ba.gov.br), localizar no final da página o ícone “documentos recuperados” e inserir o nome completo na busca.
Também é possível obter orientações pelo telefone funcional da Ouvidoria, no número (71) 99651-5960, que conta com atendimento via WhatsApp com chatbot.
Locais e prazos de devolução
A devolução dos documentos ocorrerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro na sede da Ouvidoria da PM, situada no Passeio Público, no bairro do Campo Grande (circuito Osmar).
A partir do dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, os documentos poderão ser retirados no posto da Ouvidoria localizado no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, das 9h às 17h.
Após o prazo de 60 dias, os documentos não retirados serão encaminhados aos respectivos órgãos expedidores.
O major Marx, oficial da Ouvidoria da Polícia Militar, orienta que os foliões evitem portar documentos originais durante a festa. “A Polícia Militar orienta utilizar apenas cópias dos documentos de identificação. Evite levar documentos originais, como título de eleitor e passaporte. Caso perca algum documento na folia, nossa tropa está orientada a recolher. A Ouvidoria higieniza, cataloga e disponibiliza o serviço de devolução”, destacou.
Pesquisa e escuta cidadã
Além da devolução de documentos, a Ouvidoria da PMBA também realiza pesquisas junto aos foliões e aos policiais militares para identificar demandas e avaliar a atuação da corporação durante o evento. O objetivo é medir a percepção da comunidade sobre o trabalho desenvolvido, incluindo abordagens, nível de confiança e qualidade do atendimento, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados.
Segundo a corporação, essas pesquisas subsidiam a gestão estratégica institucional. Como resultado desse trabalho, um projeto de escuta cidadã da Ouvidoria da PM foi classificado no VII Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv).
Foto: Marco Zero GOVBA



