

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta quarta-feira (11), com investidores aguardando a divulgação do relatório de emprego (payroll) de janeiro, que deve ajudar a calibrar as expectativas de cortes nas taxas de juros. O indicador teve sua publicação adiada por causa da paralisação parcial do governo, encerrada em 3 de fevereiro.
O consenso LSEG prevê a criação de 70 mil vagas de emprego, enquanto projeta uma taxa de desemprego de 4,4%. O mercado também acompanha de perto uma série de revisões do Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS), que poderão esclarecer o estado do mercado de trabalho e da economia dos EUA.
Um payroll fraco pode pressionar ainda mais os mercados, já abalados por dados fracos de consumo divulgados na terça-feira. Relatórios do governo mostraram que os gastos do consumidor ficaram estáveis em dezembro, aquém das expectativas de um aumento mensal de 0,4%.
Estados Unidos
A temporada de balanços continua com os resultados da McDonald’s e da Kraft Heinz antes da abertura do mercado. Após o fechamento, o foco se volta para o relatório trimestral da Cisco.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, com os investidores ignorando a fraqueza das vendas no varejo dos EUA e avaliando a inflação na China. O relatório de vendas no varejo dos EUA em dezembro mostrou que os gastos do consumidor permaneceram estáveis , ficando abaixo do aumento mensal de 0,4% que os economistas consultados pela Dow Jones esperavam. Já o índice de preços ao consumidor da China subiu 0,2% em janeiro em comparação com o ano anterior, ficando abaixo da previsão de economistas consultados pela Reuters, que apontavam para um aumento de 0,4%, um sinal da persistência da pressão deflacionária na ausência de um estímulo mais robusto.
Europa
Os mercados europeus operam em alta, com os resultados corporativos continuando a ser o foco dos investidores regionais. A TotalEnergies, Ferrari e a Dassault Systèmes estão entre as empresas que devem divulgar balanços nesta quarta.
Commodities
Os preços do petróleo operam em alta nesta quarta, à medida que as tensões com o Irã ofuscam os sinais de aumento dos estoques. As cotações do minério de ferro fecharam com leve baixa, após a China divulgar dados fracos de consumo.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
Fotógrafo: Michael Nagle/Bloomberg