

Durante o desfile dos trios elétricos nos circuitos oficiais, cerca de 1 mil servidores da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão nas vias com o objetivo de garantir a organização do tráfego, a segurança viária e mais conforto para foliões e moradores das áreas próximas à festa.
Além do trabalho dos agentes, o órgão municipal contará novamente com o suporte da tecnologia para ordenar a circulação de veículos nos locais onde acontecem os festejos.
O acesso de carros e motocicletas às zonas com restrição será controlado por radares eletrônicos instalados em 16 portais posicionados nos principais pontos de entrada e saída dos bairros que compõem os circuitos do Carnaval.
Esses portais contam com painéis luminosos que informam aos condutores se o veículo está autorizado ou não a circular. Ao passar pelo equipamento, veículos credenciados recebem sinalização verde, com a indicação “ok”, enquanto aqueles sem credencial visualizam a luz vermelha acompanhada da mensagem “não ok”.
Os dispositivos também farão o monitoramento do fluxo de veículos, enviando informações em tempo real para uma plataforma integrada. Em conjunto com outros sistemas de mobilidade urbana, a tecnologia permitirá avaliar as condições do tráfego e adotar estratégias para minimizar impactos e melhorar a fluidez nos períodos de maior movimento.
“Mais uma vez, utilizamos uma tecnologia exclusiva integrada à atuação dos agentes de trânsito para reforçar a segurança viária e assegurar a fluidez do tráfego durante a maior festa de rua do mundo”, destaca o superintendente de Trânsito de Salvador, Diego Brito.
A passagem regular pelos portais será permitida apenas aos veículos com credenciais emitidas gratuitamente pela Transalvador. O uso indevido do adesivo pode resultar em penalidades previstas no Código Penal Brasileiro, como estelionato (art. 171), falsificação de documento público (art. 297) e falsidade ideológica (art. 299).
A operação especial do Carnaval tem como objetivo limitar a circulação e o estacionamento de veículos no entorno dos circuitos, ampliando a utilização de estacionamentos remotos e promovendo avanços na mobilidade urbana. Entre os benefícios esperados estão a melhoria da fluidez do trânsito e o aumento da velocidade média do transporte coletivo, especialmente nas avenidas Centenário, Anita Garibaldi, Oceânica e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).
Ao todo, a Transalvador irá implantar 111 barreiras fixas e móveis para controle do fluxo viário. A operação contará ainda com o apoio de 18 guinchos, 85 viaturas e 25 motoviaturas distribuídas ao longo da festa.
Alterações
Por mais um ano, a Rua Manoel Barreto, uma das principais ligações entre os bairros da Graça e Barra, vai funcionar em sentido duplo nos dias da folia, estratégia que se mostrou exitosa no Carnaval de 2025. A mudança será implantada da quinta-feira (12) até a madrugada da quarta-feira (18), último dia de Carnaval, durante todo o dia.
A medida deve melhorar a fluidez do trânsito na Av. Centenário e ainda possibilita aos moradores uma nova saída pela Av. Euclydes da Cunha. Com a implantação do sentido duplo, o estacionamento de veículos ficará proibido ao longo da via, no trecho entre a Rua Antônio Costa e a Rua Djalma Ramos.
Também estarão com sentido duplo de tráfego as seguintes vias: Rua Barão de Itapoan (da Orla até a interseção com a Rua César Zama), Rua César Zama (a partir da interseção com a Rua Barão de Itapoan), Rua Augusto Frederico Schmith (acesso através da Rua Belo Horizonte – restrito aos moradores / acesso local), Avenida Sete de Setembro (a partir do Porto da Barra até a Rua Afonso Celso), Rua Afonso Celso (da interseção com a Rua Prof. Lemos de Brito à interseção com a Avenida Sete de Setembro), Via marginal à Av. Oceânica (trecho compreendido entre o Largo do Camarão e a Av. Milton Santos), Rua Eurycles de Mattos (trecho compreendido entre a Tv. Garibaldi e a Rua Vila Matos), Rua Silvino Marques, Rua Carlos Chiacchio.
Já as seguintes vias estarão em sentido único de tráfego: Rua Djalma Ramos (interseção com a Rua Martagão Gesteira à interseção com a Rua Manoel Barreto), Rua Dr. Antônio Rocha (a partir da interseção com a Rua Manoel Barreto), Rua Edgar da Mata – Garibaldi, e Ladeira do Jardim Zoológico.
Na Ladeira do Jardim Zoológico haverá um portal de controle de acesso, próximo ao acesso ao Palácio de Ondina, no sentido Ondina. O controle será realizado por fiscalização eletrônica, com proibição da descida, impedindo o acesso irregular às zonas de restrição.
A medida tem como objetivo evitar o uso de vias locais como rotas alternativas por motoristas que tentam burlar os controles já existentes, contribuindo para o ordenamento do tráfego na região. O funcionamento do portal seguirá os mesmos horários de ativação dos demais pontos de controle.
Toda a operação estará sinalizada e agentes e monitores de trânsito estarão no local para melhor orientar moradores e condutores que trafegam pela região.
Mais informações sobre postos de atendimentos ao cidadão, interdições, zoneamento, Trânsito Livre e Zona Azul podem ser encontradas no site da Transalvador (https://transalvador.salvador.ba.gov.br).
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS



