

As atividades do Museu do Palácio da Aclamação, em Salvador, foram oficialmente encerradas após a publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta terça-feira (10). O documento, emitido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), estabelece que o imóvel passará a sediar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O Palácio da Aclamação teve o funcionamento do museu comprometido nos últimos anos. Conforme a portaria assinada pelo diretor-geral do Ipac, Marcelo Ferreira Lemos Filho, a redução do quadro de servidores — causada pelo encerramento de contratos sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e pela aposentadoria de funcionários efetivos — resultou em fragilidade operacional, impossibilitando a manutenção plena das atividades do equipamento cultural.
Com a desativação do museu, foi firmado um protocolo de intenções para a implantação do CCBB no local. O acordo envolve o Governo do Estado da Bahia, o Banco do Brasil e o Ministério da Cultura, marcando uma nova etapa de uso do espaço histórico.
foto: divulgação gov ba



