

O guitarrista e compositor Igor Gnomo é atração confirmada no Carnaval de Salvador nesta sexta-feira (13), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. A apresentação integra a programação do Carnaval do Pelô e acontece às 19h30, reunindo três nomes de destaque da atual cena da guitarra da Bahia: Igor Gnomo, Ágatha Macedo e Chibatinha.
Natural de Paulo Afonso, no sertão baiano, Igor Gnomo representa a música instrumental produzida no interior da Bahia e apresenta um show inédito que celebra a guitarra baiana e os compositores que influenciaram sua trajetória artística. “Esse show nasce da vontade de valorizar a guitarra da Bahia como um instrumento central da nossa identidade musical, reunindo diferentes gerações e linguagens que dialogam com a nossa rítmica”, afirma Igor Gnomo.
O repertório reúne releituras de Pepeu Gomes, Armandinho Macedo, Moraes Moreira e Dorival Caymmi, além de composições autorais, em um espetáculo com protagonismo das três guitarras. A proposta sonora transita por jazz, rock, frevo, maracatu, samba de roda e pagodão, refletindo a diversidade musical do estado.
“Cada guitarrista traz uma influência diferente, e isso cria um encontro potente, que conecta tradição e contemporaneidade e aproxima a música instrumental do público do Carnaval”, destaca o artista.
Ao lado de Igor Gnomo, sobe ao palco a guitarrista Ágatha Macedo, formada pela Escola de Música Irmãos Macêdo (EMIM) e pelo NEOJIBA, referência da nova geração da guitarra instrumental baiana e integrante da banda BaianaSystem. Completa o trio Chibatinha, guitarrista da banda ATTOOOXXÁ, conhecido pelo groove marcante e pela inovação sonora, com colaborações com artistas como Carlinhos Brown, Liniker e Thiaguinho, além de produções premiadas nacionalmente.
Com 14 anos de carreira, Igor Gnomo já lançou três álbuns, singles e um EP, com apresentações em importantes festivais no Brasil e no exterior, incluindo Portugal, Espanha e Argentina. Seu trabalho foi reconhecido com prêmios como Artista Instrumental e Autor Instrumental no Prêmio Profissionais da Música (PPM) e Melhor Intérprete Instrumental, além de ter a composição “Alquimia” eleita a música mais votada pelo público no maior festival da Bahia, promovido pela Educadora FM.
A apresentação no Carnaval do Pelô reforça a presença da guitarra baiana e da música instrumental contemporânea no maior evento cultural do país, conectando tradição, inovação e identidade no coração do Centro Histórico de Salvador.
Este show é apoiado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O edital Carnaval do Pelô amplia a diversidade da festa com a contratação de 81 atrações distribuídas em 10 modalidades artísticas. Além de fortalecer a diversidade cultural, o Governo da Bahia promove ações fundamentais à manutenção da festa em áreas como saúde, segurança pública, turismo e cuidados com os trabalhadores.
(Crédito: Tárcio Campelo)



