sexta, 06 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

JERÔNIMO MINIMIZA SAÍDA DE CORONEL E GARANTE UNIDADE DA BASE: ‘O GRUPO NÃO VAI SE ESTRAÇALHAR’

Bruna Carvalho - 06/02/2026 09:25

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a saída do senador Ângelo Coronel da base governista não compromete a sustentação política do governo e defendeu o diálogo para preservar a unidade do grupo. A declaração foi dada nesta quinta-feira (5), em entrevista à Rádio Metrópole.

“O grupo não vai se estraçalhar, não vamos permitir isso”, afirmou.

Segundo Jerônimo, a situação será discutida com aliados para alinhar posições e compreender os desdobramentos internos no PSD, sem que isso represente, neste momento, definição sobre alianças ou composição de chapa.

O governador comparou o cenário ao que ocorreu anteriormente com o PP, que deixou a base, mas manteve canais de diálogo abertos. “Caminhamos juntos, havia um desenho, e ninguém podia dizer que a intenção era perder o PP”, disse.

Jerônimo ressaltou que não interfere nas decisões internas dos partidos, mas destacou a importância da interlocução. “Se houver algum problema interno, precisamos procurar Otto [Alencar] para entender. Enquanto governador, não tenho o direito de entrar dentro do partido para tomar todas as decisões”, declarou.

Na mesma entrevista, o governador revelou conversas com o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) sobre a composição da chapa majoritária. O tema ganhou força após Geddel afirmar publicamente que o MDB não abriria mão da vaga de vice-governador.

“Ele quer construir esse ambiente, participar, e isso é justo. Dentro dessa composição, a gente precisa contemplar a todos”, afirmou Jerônimo, ressaltando que ainda não há definição sobre suplências.

O governador disse ainda que mantém diálogo com o senador Otto Alencar e com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacando que a saída de um senador pode impactar a força da bancada federal da legenda. “Demandas como essas são justas. Vamos trabalhar para que a bancada seja absorvida dentro de uma montagem que ajude os partidos”, pontuou.

Jerônimo reforçou que o MDB segue fortalecido dentro da estrutura do governo estadual, ocupando secretarias estratégicas. “A intenção é colocar tudo no xadrez, ver como a chapa se fortalece e como os partidos também se fortalecem. Com a cabeça quente, a gente não resolve as coisas”, completou.

Foto: Daniela Luquini/Apex Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.