

A Cencosud, um dos maiores supermercadistas do país, encerrou 2025 com um sólido desempenho financeiro, destacando um incremento em suas Utilidades acumuladas, ao mesmo tempo em que avançou na consolidação de seu Ecossistema de Varejo e na estratégia de crescimento rentável na América Latina e nos Estados Unidos.
Em 2025, a Companhia registrou um aumento de 70,4% em sua Utilidade acumulada, atingindo CLP 398.119 milhões (USD 419 milhões). Em relação às Receitas, no ano completo, estas alcançaram CLP 16.595 mil milhões (USD 17.445 milhões), representando um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior — cenário onde o aumento em 5 dos 6 países com operações foi compensado pelo ajuste de hiperinflação na Argentina. Excluindo esse efeito, as receitas consolidadas aumentaram 5,2%, totalizando CLP 16.900 mil milhões (USD 17.766 milhões).
O EBITDA Ajustado acumulado apresentou uma queda de 5,8% versus o ano anterior, principalmente devido ao impacto do ajuste por hiperinflação na Argentina. Sem considerar esse efeito, o EBITDA Ajustado acumulado alcançou CLP 1.509 mil milhões (USD 1.587 milhões), o que representa uma redução de 3,0% em relação ao ano anterior.
“Na Cencosud seguimos avançando na execução do nosso plano estratégico, focado em fortalecer o crescimento rentável e consolidar um Ecossistema de Varejo cada vez mais integrado e eficiente, sempre com o cliente e nossos colaboradores no centro das nossas decisões”, comentou Rodrigo Larraín, CEO da Cencosud.
Resultados do quarto trimestre de 2025
No quarto trimestre, a Cencosud registrou crescimento de receitas em 5 dos 6 países onde opera e, de forma consolidada, uma expansão de margens, aproximando-se de níveis de dois dígitos, com um aumento significativo da Utilidade Líquida Distribuível, que mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho destacou uma execução disciplinada, apoiada por eficiências operacionais, formatos com propostas de valor mais competitivas, o fortalecimento de Marcas Próprias e a expansão das capacidades do negócio de Retail Media.
A Utilidade do trimestre alcançou CLP 159.935 milhões (USD 171 milhões), representando um aumento de 342,8% frente ao quarto trimestre de 2024, impulsionado por um melhor resultado operacional e por um efeito positivo do tipo de câmbio no resultado não operacional, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Excluindo o impacto do ajuste por hiperinflação na Argentina, a Utilidade atingiu CLP 204.902 milhões (USD 219 milhões), um crescimento de 148,3% versus o quarto trimestre de 2024.
As Receitas consolidadas do trimestre registraram queda de 8,1% em relação ao ano anterior, principalmente devido ao ajuste por hiperinflação na Argentina. Excluindo esse efeito, as receitas consolidadas cresceram 1,2% na comparação anual, impulsionadas por melhorias na maioria dos países e por um crescimento da Argentina acima da inflação em moeda local.
O EBITDA Ajustado consolidado do trimestre diminuiu 6,5% em relação ao quarto trimestre de 2024, também impactado pelo ajuste de hiperinflação da Argentina e pela desvalorização das moedas locais na conversão dos resultados para pesos chilenos. Por outro lado, a margem EBITDA Ajustado se expandiu para 9,8%. Excluindo esse efeito, o EBITDA Ajustado cresceu 4,2% na comparação anual, alcançando CLP 454.137 milhões (USD 486 milhões), com margem de 10,0%. Destacaram-se no trimestre o crescimento de receitas na Argentina acima da inflação, o sólido desempenho do Chile e do Peru, assim como aumentos importantes em receitas e EBITDA Ajustado na Colômbia.
“Olhando adiante, vemos sinais econômicos positivos nos países onde operamos e seguiremos focados em executar nossa estratégia com disciplina, rentabilizar nossos ativos e aprofundar o desenvolvimento do nosso ecossistema, convictos de que este caminho permitirá acelerar o crescimento rentável e continuar entregando valor sustentável aos nossos clientes e acionistas”, conclui Larraín.
Durante o quarto trimestre destacaram-se aberturas e reinaugurações. Nos Estados Unidos, The Fresh Market adicionou duas novas lojas, localizadas em Kentucky e Illinois. No Chile, foram reinaugurados os espaços Rincón Jumbo em Cenco Alto Las Condes e Cenco Costanera, incorporando uma renovada proposta gastronômica para os clientes. Além disso, foi inaugurado um novo supermercado Santa Isabel em La Florida e uma loja Easy em Villarrica. No Peru, começou a operar uma nova loja Metro, enquanto na Argentina foi inaugurado um Vea Express em Mendoza e um Easy em Tucumán. Finalmente, na Colômbia abriu suas portas o Jumbo El Vergel, na cidade de Ibagué.



