

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) apresentou a Indicação nº 28.274/2026, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sugerindo ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a substituição do pagamento de multas de trânsito de natureza leve, aplicadas pelo Detran-BA, por doações de sangue ou de medula óssea. A proposta busca estimular a solidariedade e contribuir diretamente para o fortalecimento dos estoques das unidades de hemoterapia no estado.
A iniciativa tem como referência um projeto aprovado na Câmara Municipal de Ponta Grossa, no Paraná, que permite ao condutor optar, de forma facultativa, pela conversão da multa em doação, respeitando critérios definidos pelo poder público. Entre eles, estaria o limite legal de até duas doações por ano e a exigência de comprovação oficial emitida por unidade de hemoterapia credenciada.
Para Paulo Câmara, a proposta une educação no trânsito e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que enfrenta um problema recorrente na área da saúde pública. “Estamos falando de uma medida educativa, humana e de alto impacto social, que pode salvar vidas e ajudar a enfrentar a escassez de sangue e medula óssea nos hospitais baianos”, defendeu.
O deputado também chama atenção para o cenário crítico enfrentado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que alerta para estoques de sangue em níveis inferiores a 24 horas de atendimento em todos os tipos sanguíneos, especialmente no início do ano, período marcado por queda nas doações e aumento da demanda devido a acidentes de trânsito, cirurgias e emergências hospitalares.
Foto: Ascom/Alba



