quinta, 05 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

JERÔNIMO CRIA COMISSÃO APÓS PROTESTOS E SE REÚNE COM PRODUTORES DE CACAU CONTRA IMPORTAÇÕES DA ÁFRICA

Bruna Carvalho - 05/02/2026 09:36

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta quarta-feira (4), em Salvador, com prefeitos, lideranças políticas, produtores e representantes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau para discutir a crise enfrentada pelo setor na Bahia diante do aumento das importações de amêndoas africanas em um cenário de queda no preço internacional do produto.

O encontro ocorreu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), poucos dias após protestos realizados por produtores no sul do estado. O grupo aponta que, apenas em 2025, as importações cresceram 17%, o que, segundo eles, pode gerar prejuízos à cadeia produtiva local, distorções comerciais e riscos sanitários.

Durante a reunião, Jerônimo orientou a atuação de uma comissão criada para enfrentar o problema, com foco na organização das demandas do setor, análise do mercado e articulação institucional para construção de alternativas que protejam a produção de cacau no estado, especialmente entre os pequenos produtores.

“Estamos vivendo um momento de queda no preço do cacau que atinge diretamente o produtor, especialmente o pequeno, que muitas vezes depende dessa atividade como principal fonte de renda”, disse Jerônimo.

O governador lembrou que as tratativas começaram no fim de semana, em Gandu, quando os produtores entregaram um documento com reivindicações. “Agora, com essa comissão e um plano de trabalho, vamos aprofundar essas discussões, organizar as propostas e avançar nas decisões, em articulação com o governo federal, o Estado e os municípios”, afirmou.

Segundo o chefe do Executivo, a comissão reunirá representantes do governo estadual, dos municípios e das entidades do setor produtivo para sistematizar propostas, discutir medidas de curto e médio prazo e articular ações com o governo federal em apoio à cadeia produtiva do cacau na Bahia.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.