

Uma reorganização operacional no sistema Integra pode resultar na transferência de linhas da Estação Mussurunga, em Salvador, para o Consórcio Plataforma. A movimentação foi identificada a partir de um comunicado interno do Consórcio Plataforma, responsável pela gestão do sistema.
O documento trata do reconhecimento de itinerário de quatro linhas que atualmente operam a partir da Estação Mussurunga e estão vinculadas à OT Trans:
1042 – Estação Mussurunga x Setor L/J
1048 – Estação Mussurunga x Setor H/I
1067 – Estação Mussurunga x Bosque das Bromélias
1069 – Estação Mussurunga x Boca da Mata/Cassange
Segundo o comunicado, motoristas designados para essas rotas irão realizar o reconhecimento prévio dos percursos no dia 3 de fevereiro de 2026, com saídas programadas para 8h30 e 13h30, a partir da Unidade G2. O procedimento é comum em processos que antecedem o início de novas operações ou mudanças na gestão de linhas.
Embora o material não confirme oficialmente a substituição da operadora, o reconhecimento de itinerário costuma ocorrer antes da redistribuição de linhas entre consórcios e de ajustes operacionais no sistema de transporte público. Com isso, cresce a indicação de que o Consórcio Amarelo deverá assumir as linhas atualmente operadas pela OT Trans na Estação Mussurunga.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) não divulgou comunicado oficial confirmando a mudança nem informou se haverá impactos diretos para os usuários, como alterações de frota, horários ou padrão de atendimento.
Foto: Victor São Tiago