

O carnaval de Salvador movimenta varias áreas da economia da cidade e uma delas é a hotelaria. Em nota enviada ao portal Bahia econômica, Renata Prosérpio, diretora de Relações Institucionais da ABIH-BA, afirmou que a expectativa da instituição é de 80% de média de ocupação hoteleira e os hotéis mais próximos ao circuito devem chegar a 93% de ocupação.
A diretora também escreveu que as hospedagens de circuito coorporativo, também presentes no carnaval, devem chegar a 70%. “Os dias de pico de demanda serão a sexta, sábado e domingo. Todos os hotéis serão impactados positivamente por essa festa, embora de forma diferente de acordo com a localização e público-alvo”, explicou Renata.
A Prefeitura de Salvador anunciou que a folia em 2026 terá mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e 520 apresentações distribuídas entre palcos temáticos e bairros, ampliando o alcance da festa para além dos tradicionais percursos. A expectativa é que a capital baiana receba cerca de 1,2 milhão de turistas no período oficial de festejos e alcance uma movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local, com a geração de mais de 250 mil empregos.
A abertura do Carnaval ocorrerá na quinta-feira (12), a partir das 18h, no Campo Grande, com o espetáculo “A Rota do Samba”, sob direção de Larissa Luz. A apresentação reunirá um elenco diverso de artistas ligados ao samba e à cultura afro-baiana, reforçando a proposta de celebrar a trajetória do gênero musical em Salvador.
Entre as atrações confirmadas para o mesmo dia estão estão: Nelson Rufino, Fernando Rufino, Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê Debalê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Tainã Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro, Xanddy Harmonia, Illy, Edcity, Tinho Matéria, Chocolate e Tiago da Bahia.
Foto: Divulgação