quarta, 04 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

CARNAVAL NO CENTRO DE SALVADOR TERÁ QUASE 50 GRANDES ATRAÇÕES GRATUITAS NO CIRCUITO OSMAR

João Paulo - 04/02/2026 14:21

Dando continuidade à estratégia iniciada no Carnaval de 2023 para revitalizar a folia no Centro de Salvador, a Prefeitura montou novamente este ano uma programação com atrações gratuitas de peso para o Circuito Osmar (Campo Grande), além dos palcos temáticos que já passaram a fazer parte da festa. No total, quase 50 grandes nomes vão se apresentar em trios ‘pipoca’ no circuito mais tradicional do Carnaval soteropolitano.

Entre os artistas que irão fazer a alegria dos foliões de graça no Campo Grande e Avenida Sete, estão BaianaSystem, Ivete Sangalo, Léo Santana, Saulo Fernandes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Timbalada, Durval Lelys e Psirico.

Também farão parte da festa no Centro atrações como Thiago Aquino, Silvanno Salles, Margareth Menezes, Jau, Tony Salles, Tuca, Escandurras, Alinne Rosa, Vina Calmon, La Fúria, Parangolé, Targino Gondim, Mudei de Nome, Tio Paulinho e Filhos de Jorge (para o público infantil), Araketu, A Dama e Robyssão. Já entre os blocos afro que irão desfilar no circuito Osmar, estão Olodum, Cortejo Afro, Malê Debalê, Ilê Aiyê e Didá.

O prefeito Bruno Reis destacou que esta é a melhor programação já montada para o Carnaval do Centro. “Este ano, nós vamos colocar as principais atrações da Bahia no Centro. Todos os artistas que vão se apresentar pela Prefeitura na Barra-Ondina vão se apresentar no Campo Grande. Vai ser a maior e a melhor grade de todos os tempos no Centro, dentro da nossa estratégia de fortalecer o Carnaval nessa região”, disse o gestor nesta quarta-feira (4), durante a coletiva na qual foi apresentada a programação da festa.

Segundo o prefeito, a gestão municipal tem trabalhado muito para fortalecer o Carnaval no Centro da capital baiana. “Muitos duvidavam do futuro desse circuito, se iria permanecer ou não; tinha inclusive fortes apelos para que fosse transferido para a região da nova orla de Pituaçu. E nós fizemos o quê? Fortalecemos aqui. Ao longo dos anos, a gente vem ampliando a quantidade de atrações. Os principais artistas da Bahia disponíveis nós contratamos para tocar aqui”, pontuou.

Além de recuperar o Carnaval mais tradicional da cidade, a estratégia da Prefeitura tem também o objetivo de descentralizar a festa, melhorando os serviços públicos ofertados e a experiência dos foliões. “Também vamos ter palco na Praça Castro Alves com um dia só de atrações femininas, o Carnaval na Praça da Sé também com palco para diversas bandas. O objetivo é trazer as pessoas para o Centro, equilibrar, dividir entre os circuitos, para que a gente possa prestar melhor todos os serviços públicos”, completou o prefeito.

Palcos – Para fortalecer ainda mais o Carnaval do Centro, haverá palcos temáticos na Praça Castro Alves, Praça Municipal, Praça da Cruz Caída e no Largo da Tieta, no Pelourinho.

No Palco Castro Alves, vão se apresentar artistas como Jorge Zarath, Paulinho Boca, Gerônimo, Vandal, Hiran, Baby do Brasil, Cid Guerreiro, Afrocidade, Magary Lord e Majur. No dia 15 de fevereiro, acontece na Castro Alves o Domingo é Delas, com Rachel Reis, Luedji Luna, Carla Cristina e Catia Guimma.

Ainda em homenagem aos 110 anos do samba, tema da festa este ano, o ritmo dominará a Arena do Samba, na Praça da Cruz Caída, onde haverá shows de Chocolate da Bahia, Gal do Beco, Lino Cerqueira, Edil Pacheco, Viola de Doze, Sambaiana, Mônica San Galo, Lary, Lui e Gang do Samba, entre outros.

O Palco Axé Pelô, no Largo da Tieta, será o local onde Sarajane, Serginho Pimenta, Márcio Castro, Gilmelândia, Emanuelle Araújo, Bailinho de Quinta, Ana Mametto, Tonho Matéria, Márcia Short, Pepeu Gomes, Carla Visi e outros importantes nomes da música baiana farão a festa. O palco também contará com apresentações de orquestras carnavalescas entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a partir das 15h.

Já o Palco Multicultural, na Praça Municipal, será marcado pela mistura de ritmos, com apresentações de nomes como J. Eskine, Lutte, O Quadro, Edoux, Maya, IFÁ e Duda Diamba.

No dia 15 de fevereiro, a Praça Municipal será também palco do concurso e desfile de fantasias de luxo LGBT+, reafirmando a capital baiana como referência nacional na promoção da diversidade, visibilidade e direitos das minorias.

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.