

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou, durante o verão e o período carnavalesco, a parceria com balcões de ingressos e blocos carnavalescos para a disponibilização gratuita de preservativos, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/Aids, hepatites virais e sífilis.
A ação acontece em pontos estratégicos da cidade, em locais de grande circulação de pessoas, como o balcão Quero Abadá, o Expresso do Carnaval, além de blocos tradicionais como Filhos de Gandhy, As Muquiranas, Alvorada e Malê Debalê, e também no balcão de ingressos do Camarote Salvador. A iniciativa segue até o final do Carnaval, ampliando o acesso à prevenção durante toda a festa.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVIS), Andrea Salvador, a estratégia busca aproximar a prevenção da rotina dos foliões, especialmente em períodos de maior exposição ao risco. “Estamos levando a prevenção para onde as pessoas estão. O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige cuidado. Facilitar o acesso aos preservativos é fundamental para reduzir a transmissão das ISTs e promover uma vivência mais segura e responsável da festa”, destacou.
Além da distribuição nos balcões e blocos carnavalescos, os preservativos seguem disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde da capital baiana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ação também ocorre no Expresso Salvador, localizado no Shopping Paralela, Shopping da Bahia e Salvador Norte Shopping, e no balcão Quero Abadá, no Shopping da Bahia e Salvador Norte Shopping.
Foto: Reprodução