terça, 03 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

EDITAL PARA CONCESSÃO DA BRs 324/116, EX- VIA BAHIA, VAI IMPEDIR A PARTICIPAÇÃO DA ANTIGA CONCESSIONÁRIA. MAS HOUVE PROTESTOS.

Redação - 03/02/2026 17:15 - Atualizado 03/02/2026

A proposta de edital para a nova concessão das BRs 116/324/BA, a antiga Via Bahia, agora chamada de Rota 2 de Julho, vai proibir a participação da antiga concessionária e qualquer empresa ligada a ela.

A restrição foi pedida pelo Ministério dos Transportes e aprovada na reunião de diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nesta quinta-feira (29). Agora, o processo segue para o TCU (Tribunal de Contas da União), que analisará a restrição e outros aspectos da modelagem proposta. Caso a modelagem seja aprovada, a concessão pode ser levada a leilão, com previsão do governo para o segundo semestre.

Durante a análise do processo, foi registrada a manifestação de uma das empresas interessadas, contrária à diretriz de vedação, demonstrando que havia interesse no pleito. Mas a restrição foi aprovada pelos diretores.

Outra restrição é em relação a empresas que tenham tido declaração de caducidade aprovada, mas essa  é uma diretriz para todas as concessões.

A ViaBahia, que pertenceu ao grupo Roadis, que opera concessões em vários países do mundo, iniciou a operação privada da rodovia em 2009. A única acionista do grupo é a PSP Investments, um fundo de investimento canadense com ativos que somam mais de R$ 1,2 trilhão.

A nova concessão da Rota 2 de Julho é uma das prioridades do Ministério dos Transportes. Na consulta pública, a modelagem da nova concessão da Rota 2 de Julho estimou Capex de cerca de R$ 15,7 bilhões.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.