terça, 03 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

AMBULANTES DO CARNAVAL DE SALVADOR COMEÇAM A RECEBER KITS DE TRABALHO E TRANSPORTE GRATUITO

VICTOR OLIVEIRA - 03/02/2026 17:35

Os ambulantes credenciados para atuar no Carnaval de Salvador iniciaram o recebimento dos kits de trabalho e dos cartões de transporte público gratuito. Ao todo, cerca de 4 mil vendedores estão aptos a retirar o material, mediante apresentação do voucher entregue durante a capacitação obrigatória realizada na última quarta-feira (28), na Arena A Tarde, no bairro Caminho das Árvores.

A entrega acontece em dias e locais distintos, conforme o circuito onde cada ambulante irá trabalhar. De quarta-feira (4) a sexta-feira (6), os vendedores que atuarão no Circuito Dodô (Barra/Ondina) devem se dirigir à Rua Afonso Celso, nº 329, na Barra. Já os ambulantes do Circuito Osmar (Centro) poderão retirar os itens no domingo (8) e na segunda-feira (9), na Rua Araújo Pinho, s/n, no Canela. O atendimento ocorre das 8h às 17h.

Os kits distribuídos incluem isopor, cadeado e sombreiro, além de itens de uso pessoal, como camisa com proteção UV, protetor solar e capa de chuva. Também está sendo entregue um cartão de transporte público com 11 passagens, válido para o ambulante e um acompanhante durante todo o período da festa.

Além do apoio com material de trabalho e transporte, parte dos vendedores terá acesso a refeições em restaurantes populares montados próximos aos circuitos, com a previsão de distribuição de milhares de refeições ao longo do Carnaval. Os trabalhadores também poderão contar novamente com o Programa Salvador Acolhe, que oferece acolhimento 24 horas para filhos de ambulantes, com idades entre 0 e 17 anos, em espaços localizados no entorno da folia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), todos os ambulantes que participaram da capacitação obrigatória estão incluídos na ação. Entre os itens do kit, o cadeado tem como objetivo permitir que o reservatório de bebidas seja fechado ao fim do expediente, reduzindo riscos durante o deslocamento de volta para casa.

As iniciativas integram um conjunto de medidas adotadas pelo município para organizar o trabalho informal durante o Carnaval, que inclui cadastramento prévio, definição de critérios para atuação nos circuitos e a oferta de estruturas de apoio aos trabalhadores ao longo da maior festa de rua do país.

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.