segunda, 02 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BAHIA EVIDENCIA QUALIDADE E RELEVÂNCIA EM NÍVEL NACIONAL

João Paulo - 02/02/2026 15:00 - Atualizado 02/02/2026

A produção científica desenvolvida na Bahia segue ganhando projeção no cenário nacional, impulsionada pelo desempenho de instituições que investem em pesquisa e formação acadêmica de excelência. Nesse contexto, a Universidade Salvador (UNIFACS), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, foi um dos destaques da mais recente Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável por reconhecer e avaliar os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país.

Os resultados referentes ao ciclo 2021–2024 reforçam o protagonismo da UNIFACS na pesquisa acadêmica avançada. Na avaliação, os programas de “Engenharia Química” e “Desenvolvimento Regional e Urbano” alcançaram nota 5, enquanto os cursos de “Administração” e de “Direito, Governança e Políticas Públicas” obtiveram nota 4. Nessa perspectiva, todos os programas se consolidam como referências nacionais em suas áreas, evidenciando a qualidade, a consistência e a relevância da produção científica desenvolvida na UNIFACS.

“Ao investirmos de forma contínua nos programas de mestrado e doutorado, reafirmamos o nosso compromisso com a excelência acadêmica, a inovação científica e a transformação social. A pesquisa tem o poder de transformar vidas e é por meio dela que construímos um futuro mais justo, sustentável e desenvolvido para o país”, destacou o reitor da UNIFACS, Bruno Soares.

Rumo à excelência internacional

A Ânima Educação tem muitos motivos para comemorar. A instituição teve 100% de seus programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes e segue avançando de forma consistente rumo à excelência internacional. Ao todo, os 22 programas avaliados tiveram seu reconhecimento chancelado, assegurando a continuidade das atividades e reafirmando a solidez acadêmica do Ecossistema.

Os resultados evidenciam não apenas a consistência, mas também a evolução contínua da pós-graduação da Ânima: 41% dos programas registraram aumento de conceito na avaliação, enquanto 50% mantiveram notas já consideradas elevadas. É o caso do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (UnP), no Rio Grande do Norte, que permaneceu com conceito 4, reforçando sua relevância no cenário científico nacional. O destaque fica por conta de dois programas que alcançaram o conceito 6, patamar de excelência acadêmica com reconhecimento internacional, uma conquista inédita para as instituições do Ecossistema Ânima.

Esses avanços impactam diretamente indicadores institucionais, como o Índice Geral de Cursos (IGC), fortalecendo ainda mais o posicionamento da Ânima Educação no ensino superior brasileiro. Mais do que números, as avaliações da Capes representam uma chancela à pesquisa de qualidade realizada no Ecossistema, orientada à formação de pessoas, à geração de conhecimento relevante e à contribuição efetiva para o desenvolvimento do Brasil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.