

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou que a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, assumirá o comando do ministério após sua saída para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. A confirmação foi feita em entrevista à rádio 95 FM, de Jequié, nesta quarta-feira (29).
Segundo o ex-governador da Bahia, a escolha foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e já comunicada oficialmente. “O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, disse.
A definição fortalece as articulações políticas em torno de uma chapa majoritária formada exclusivamente por nomes do PT na Bahia. O cenário em discussão prevê Rui Costa e o senador Jaques Wagner disputando as duas vagas ao Senado, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, que deve tentar a reeleição.
Com essa configuração, o senador Angelo Coronel (PSD) ficaria fora da chapa, ampliando as tensões políticas entre aliados da base governista no estado.
Foto: Divulgação/UPB



