

A possibilidade de construção de espigões na praia de Buracão, no Rio Vermelho, em Salvador, voltou a ordem do dia com a autorização ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Sedur) para a demolição de dois imóveis localizados na Rua do Barro Vermelho número 274 292, na área da Praia do Buracão. O espaço autorizado para demolição possui área de 1,3 mil m² e foi concedido a empresa BET BA 01 – Empreendimento Imobiliário Ltda.
Essas demolições acenderam a preocupação na comunidade local de que seja o inicio do processo de construção de prédios na região inclusive aqueles de 17 andares, anunciados anteriormente pela OR Imobiliária Incorporadora, do Grupo Novonor (Veja aqui). A empresa já havia obtido alvarás de construção em dezembro de 2025.
Por outro lado, tramita um projeto na Câmara Municipal de autoria do presidente Carlos Muniz de n.º 318/2023 que “dispõe sobre a utilidade pública para fins desapropriação dos imóveis localizados no Bairro do Rio Vermelho, Rua do Barro Vermelho, nº 274, 292 e 218, e dá outras providências”, que pretende declarar de utilidade pública duas áreas e suas benfeitorias, onde os empreendimentos serão erguidos.
A autorização traz de volta a preocupação com a ocupação da área, o sombreamento e a preservação ambiental.