

O senador Otto Alencar (PSD), presidente estadual do partido na Bahia, afirmou que o senador Angelo Coronel (PSD) ainda não tomou uma decisão definitiva sobre uma possível ruptura com a base do governo do Estado para se aproximar do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil).
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Giro Baiana, da rádio Baiana FM. Segundo Otto, o tema vem sendo tratado em conversas desde o ano passado, mas sem uma definição clara até o momento. “Até agora ele não foi claro disso”, afirmou o senador, destacando que também não percebe sinais de decisão nas conversas com o deputado federal Diego Coronel.
Otto classificou o momento como delicado, tanto no campo político quanto no pessoal, ressaltando a relação de amizade que mantém com Angelo Coronel. Apesar disso, foi enfático ao afirmar que não vê possibilidade de defender uma alternativa que não seja a manutenção da aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem declara apoio desde 2010.
Durante a entrevista, o senador disse aguardar o desfecho das negociações conduzidas pelo senador Jaques Wagner (PT) e manifestou expectativa de que uma solução política seja construída. Otto reforçou que já declarou apoio à reeleição de Lula e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), posição que, segundo ele, é compartilhada pela maioria do PSD na Bahia, além de deputados estaduais, federais e prefeitos da legenda.
O presidente do PSD baiano também comentou as especulações sobre possíveis mudanças no comando e no alinhamento político do partido após a filiação do governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado, à sigla. Segundo Otto, a movimentação nacional não terá impacto na condução do partido no estado, e a aliança com o governo Jerônimo permanece inalterada.
Otto ainda rechaçou rumores sobre uma eventual saída da presidência estadual do PSD e criticou especulações sobre perda de influência interna. “Kassab disse recentemente que na Bahia o destino do partido está comigo. Sou fundador e não vai ter alteração nenhuma. Aqui na Bahia não muda o rumo do partido, como estão dizendo aí com notícias plantadas. Não tem alteração nenhuma da minha liderança”, declarou.
Ao final, Otto afirmou que o PSD seguirá atuando de forma coesa na Bahia, mantendo apoio ao projeto político liderado por Lula e Jerônimo, enquanto aguarda a definição de Angelo Coronel sobre seu futuro dentro do grupo governista.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado



