

A Campanha Sombreamento Zero se une ao coletivo SOS Buracão neste 2 de fevereiro em um cortejo especial pedindo à rainha do mar a preservação das praias de Salvador do sombreamento causado por prédios. A mobilização terá início na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, com concentração às 9h e saída prevista para 10h.
Antes de sair, os participantes realizarão plantio de árvores para reforçar que a única sombra tolerada nas praias de Salvador deve ser a da vegetação de restinga. O cortejo é aberto ao público, vai contar com fanfarra e convida coletivos socioambientais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil a participar.
“A ideia é visibilizar as questões e impactos socioambientais que vêm atingindo a cidade. Qualquer coletivo pode chegar junto e reforçar a solidariedade ao coletivo SOS Buracão e o repúdio à ganância do setor imobiliário que avança sobre o lazer mais democrático dos soteropolitanos que são as praias”, reforça Zara Rodrigues, coordenadora da Campanha Sombreamento Zero.
Buracão sob ameaça
O cortejo acontece no momento em que a prefeitura autorizou a demolição de dois casarões abandonados na rua Barro Vermelho para dar lugar a dois prédios de mais de 70 metros que, se construídos, sombrearão a praia do Buracão.
A construtora responsável pela obra se aproveita de um artigo presente na Lei de Ordenamento e Uso do Solo que na prática premia aqueles que abandonam seus imóveis sem uso na Área de Borda Marítima. Imóveis nessas condições, segundo o artigo 111 da Louos, podem aumentar em 50% sua altura permitida.
Um projeto de lei que reverte os terrenos das duas construções abandonadas para a construção de equipamentos públicos está parado na câmara e tem sido apontado pelo coletivo SOS Buracão como uma possível solução para a controvérsia. Para que a situação se resolva neste caso específico é preciso que o relator Paulo Câmara libere seu parecer, o presidente Carlos Muniz paute a votação e o conjunto dos vereadores aprove a proposta.
Campanha Sombreamento Zero
A Campanha Sombreamento Zero uma iniciativa do Observatório do PDDU, com apoio institucional da Promotoria de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público da Bahia, por meio da 1ª Promotora Hortênsia Pinho.
Ela nasce da preocupação com a proteção do direito coletivo de acesso ao sol, ao mar e à cidade, rejeitando a expansão da especulação imobiliária que, ao permitir edificações capazes de projetar sombras sobre as praias, compromete a qualidade de vida, o lazer, a saúde e o ambiente urbano costeiro de Salvador. A iniciativa defende que as praias sejam mantidas livres de sombras artificiais causadas por construções, garantindo que toda a população possa usufruir plenamente da faixa de areia e da luz solar, sem que interesses privados se sobreponham ao bem-estar coletivo e à preservação ambiental.
Para saber mais sobre a campanha acesse: https://sombreamentozero.wixstudio.com/praiaslivres
Serviço
📍 Cortejo Sombreamento Zero no Dia de Yemanjá
📅 Data: 2 de fevereiro (domingo)
🕘 Concentração: 9h
🕙 Saída: 10h
📌 Local: Escada de Acesso da Praia do Buracão (Rio Vermelho)
Contato com a imprensa: Anna Juliana Barbosa – Coletivo SOS Buracão – (75) 99849‑5102



