quarta, 28 de janeiro de 2026
Euro Dólar

FED MANTÉM JUROS NOS EUA ENTRE 3,5% E 3,75% AO ANO E SINALIZA CAUTELA DIANTE DE INCERTEZAS ECONÔMICAS

VICTOR OLIVEIRA - 28/01/2026 18:16

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira (28) manter a taxa básica de juros na faixa de 3,5% a 3,75% ao ano, nível mais baixo desde setembro de 2022. A decisão, amplamente esperada pelo mercado, interrompe um ciclo de três cortes consecutivos nos juros. Na reunião anterior, realizada em dezembro, a autoridade monetária havia reduzido a taxa em 0,25 ponto percentual.

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) avaliou que o mercado de trabalho continua mostrando geração modesta de empregos, com a taxa de desemprego estável. Ao mesmo tempo, a inflação segue “um pouco elevada”, o que exige cautela adicional na condução da política monetária.

“O nível de incerteza em torno das perspectivas econômicas permanece elevado. O Comitê está atento aos riscos em ambos os lados de seu duplo mandato”, afirmou o Fomc, em referência aos objetivos de promover o máximo emprego e garantir a estabilidade de preços.

Segundo o comunicado, “em apoio aos seus objetivos, o Comitê decidiu manter a faixa-alvo para a taxa dos fundos federais entre 3,5% e 3,75%”. A sinalização reforça a estratégia do Fed de aguardar novos dados antes de retomar o ciclo de flexibilização monetária.

A decisão ocorre em meio à crescente pressão política do presidente Donald Trump sobre o banco central, que tem defendido cortes mais agressivos nos juros para estimular a economia. Apesar disso, o Fed mantém o discurso de independência e foco nos indicadores econômicos.

Para economias emergentes, como o Brasil, a manutenção dos juros americanos em patamar elevado por mais tempo tende a impactar o fluxo de capitais e o comportamento do câmbio, além de influenciar as expectativas sobre a política monetária doméstica.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.