terça, 27 de janeiro de 2026
Euro Dólar

PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA AMBULANTES CREDENCIADOS NA FESTA DE IEMANJÁ E NO CARNAVAL DE SALVADOR

Victoria Isabel - 27/01/2026 14:25

Os ambulantes que estão credenciados para atuar na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador 2026 devem participar de um curso de capacitação profissional nesta quarta-feira (28). A atividade, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), visa transmitir aos trabalhadores orientações gerais, melhores práticas para atuação nas festas, os direitos que possuem e os serviços municipais que têm à disposição. O curso será realizado na Arena A Tarde, espaço localizado na Rua Prof. Milton Cayres de Brito, Nº 204, ao lado do prédio do jornal.

Os ambulantes credenciados devem apresentar um documento oficial com foto e comparecer conforme a letra inicial do primeiro nome. Aqueles cujos nomes começam com as letras de A a J serão atendidos das 8h às 12h, com limite de chegada até às 9h. Já os nomes iniciados de K a Z devem comparecer das 14h às 18h, com chegada máxima até as 15h. Como foi estabelecido no credenciamento, a participação dos ambulantes é obrigatória, e o não comparecimento à atividade acarretará na exclusão automática do credenciamento.

Durante as quatro horas do curso os vendedores vão receber orientações de instrutores especializados sobre técnicas de venda, atendimento ao cliente, práticas sanitárias, descarte correto de resíduos e cumprimento das normas gerais do evento. Também serão apresentados os serviços de apoio que a Prefeitura oferece, a exemplo do Salvador Acolhe, que cuida dos filhos dos ambulantes enquanto eles trabalham; dos Restaurantes Populares, que vão distribuir refeições gratuitas; e do transporte gratuito, entre outros benefícios.

“A capacitação dos trabalhadores ambulantes é fundamental para garantir um Carnaval mais organizado, seguro e acolhedor. Ao orientar esses profissionais, fortalecemos o ordenamento do espaço público, melhoramos a qualidade do serviço prestado e contribuímos para uma festa que respeita a cidade, os trabalhadores e a população”, destacou o secretário da Semop, Décio Martins.

O secretário também reforçou a importância do cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo poder público. “Durante o curso, reforçamos as orientações sobre o que pode ou não ser vendido, como a proibição de garrafas de vidro, garantindo mais segurança e organização nas nossas festas populares, assim como o respeito às marcas dos produtos autorizados”, completou.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.