

Agentes da Guarda Municipal de Salvador foram flagrados agredindo pessoas em situação de rua com cassetetes na terça-feira (27), na Avenida Vasco da Gama. As imagens, registradas por um cinegrafista da TV Bahia, mostram a ação durante uma tentativa de remoção de moradores de rua do local.
Agressões registradas
Nos vídeos, uma mulher se aproxima de um dos agentes e é empurrada. Ela resiste a ser levada para a viatura, e três guardas participam da contenção, utilizando empurrões, golpes e chutes.
Um dos agentes aponta uma arma para outras pessoas que tentaram impedir a detenção. Durante a ação, dois disparos são efetuados e um dispositivo de condução elétrica é utilizado. Um homem que se aproximou com as mãos erguidas também é alvo de um disparo.
A mulher foi socorrida e levada ao Hospital Geral do Estado (HGE) com sangramento no rosto, recebeu atendimento médico e teve alta. Em seguida, foi encaminhada à Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada.
Nota da Guarda Municipal
Em nota, a corporação afirmou que os agentes prestaram apoio operacional à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) em uma ação de abordagem social e ordenamento sob o viaduto da Vasco da Gama.
Segundo a Guarda, o objetivo da intervenção era o recolhimento de equipamentos utilizados de forma irregular na via pública. A instituição informou ainda que os servidores da Sempre foram alvos de hostilidade por parte das pessoas em situação de rua durante a ação.
Foto: Reprodução



