

A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (26) o Viaduto José Linhares, que liga a região em frente ao Shopping da Bahia, na Avenida ACM, em direção ao Acesso Norte. Esta é a mais uma obra de mobilidade do projeto Nova Tancredo Neves, que contou com intervenções como a duplicação da ponte sobre o Rio Camarajipe, o complexo viário Tatti Moreno, o pontilhão na Rua Marcos Freire e o Viaduto Duda Mendonça, entre outras.
Com a inauguração do novo viaduto, os motoristas que trafegam pela Avenida ACM poderão se deslocar diretamente da frente do Shopping da Bahia em direção ao Acesso Norte e à BR-324 sem a necessidade de passar pelo Viaduto dos Rodoviários. Além disso, a estrutura possibilitará a esses condutores não enfrentar o conjunto semafórico em frente ao estabelecimento.
Com um investimento de aproximadamente R$ 63,4 milhões, o Viaduto José Linhares tem 540 metros de extensão. Entre os serviços realizados, estão ainda 320 metros de novas vias de acesso, requalificação das vias do entorno e uma área de 6 mil m² de paisagismo.
O prefeito Bruno Reis explicou que esta é a intervenção de mobilidade mais importante realizada na região, por onde circulam diariamente sete de cada dez ônibus da cidade e cerca de 30% da frota de veículos da capital baiana. “Aqui é o ponto mais crítico. A cidade cresceu para esse lado, que se tornou o novo centro comercial. De todas essas obras, essa é a que a gente considera mais importante, porque vai melhorar muito as retenções na frente do Shopping da Bahia e o trânsito vai poder seguir com fluidez”, afirmou.
Segundo o gestor municipal, restam apenas algumas intervenções em frente ao Shopping Bela Vista para concluir as obras de mobilidade nesta região de Salvador “Também teremos lá mergulhão e um conjunto de ações para melhorar o deslocamento, seja de quem vai para o Cabula, Pernambués, ou de quem desce sentido Barros Reis e Vasco da Gama”, disse.
Mobilidade – Bruno Reis destacou que, de acordo com estudos contratados em parceria com a Bloomberg, o tempo de deslocamento no trânsito em Salvador foi reduzido em 14 horas por mês, em média. “Isso significa que, em um ano, nós estamos devolvendo uma semana para o cidadão poder ter mais tempo para o descanso, o lazer, para cuidar da saúde, para o estudo, para melhorar a qualidade de vida”, apontou.
Com os diversos avanços registrados nos últimos anos, Salvador tem atualmente a segunda melhor mobilidade do Brasil entre as capitais, acrescentou o chefe do Executivo municipal. “Estamos atrás apenas de Brasília, uma cidade plana, que foi projetada, com espaço para alargamento de vias. E com estas obras que estamos realizando, vamos melhorar ainda mais. Enquanto outras cidades pioraram a mobilidade e passaram a sofrer com mais engarrafamento, em Salvador nós estamos destravando”, comparou.
Bruno Reis ressaltou ainda o papel fundamental do BRT para a melhoria da mobilidade em Salvador, ao lembrar que, além de um novo meio de transporte, a cidade ganhou em fluidez no tráfego. “Eram diversas sinaleiras da Garibaldi até chegar à Paralela, diversas pausas que o trânsito tinha que ter. E isso gerava um engarrafamento enorme”, lembrou. Segundo a última edição da pesquisa QualiÔnibus, o BRT é aprovado por 82% dos usuários.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, reiterou que o Viaduto José Linhares integra um conjunto de intervenções de mobilidade executadas pela gestão municipal. “Estamos entregando aqui um equipamento de 63 milhões de reais, entregamos recentemente um de 50 milhões. Esse viaduto faz parte de todo um processo, que inclui os viadutos do BRT, a ponte sobre o rio Camarajipe, o pontilhão Marcos Freire, o complexo viário Tatti Moreno”, enumerou.
O impacto positivo do novo viaduto, junto com as demais intervenções de mobilidade, também foi destacado pelo secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza. “Quando a gente fala em mobilidade urbana, estamos falando no tempo das pessoas, em qualidade de vida. Essa intervenção faz parte de um conjunto de obras que a Prefeitura tem feito, desde a conexão da Garibaldi com a Vasco da Gama, o viaduto Rei Pelé, a interseção com o Itaigara, todos os elevados do BRT. E aqui nessa região do Shopping da Bahia, a gente tem um conjunto também de intervenções, que foi cuidadosamente pensado pela Secretaria de Mobilidade”, afirmou o titular da Semob.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, afirmou que a entrega do Viaduto José Linhares representa um marco importante para a mobilidade urbana de Salvador. Segundo ele, trata-se de uma intervenção estratégica, por reorganizar os fluxos de tráfego em um dos pontos mais movimentados da cidade. “Essa nova ligação vai reduzir os conflitos de circulação e tornar a viagem mais rápida e previsível para quem trafega diariamente pela região do Iguatemi. Com a entrega do viaduto, esperamos ampliar ainda mais o ganho na fluidez do tráfego, especialmente nos horários de pico, o que vai trazer mais conforto, segurança e qualidade de vida para os cidadãos que dependem desse corredor viário”, disse o superintendente de trânsito.
Homenagem – O nome do viaduto é uma homenagem ao publicitário José Linhares, gestor da empresa de comunicação A. Linhares Outdoor, falecido em 2023. Neto do homenageado, Rafael Linhares destacou o legado do avô e agradeceu a homenagem. “Meu avô era um apaixonado por Salvador e é uma grande honra para a nossa família ter o nome dele em um equipamento tão importante. A nossa empresa é de 1931, hoje somos a empresa mais longeva em atuação de mídia exterior do país”, disse.
“E ele sempre teve muito cuidado com o Salvador. Nos anos 70, nós fomos os pioneiros em ordenamento da paisagem urbana. A mídia exterior tem que agregar à paisagem urbana, jamais pode ser confundida com qualquer outra coisa. E não é à toa que hoje Salvador é reconhecida como a cidade com melhor mídia exterior de grande formato do Brasil”, completou Rafael.
Fotos: Valter Pontes / Secom PMS