segunda, 26 de janeiro de 2026
Euro Dólar

FORD ABRE 80 VAGAS GRATUITAS EM CURSO DE TECNOLOGIA PARA MORADORES DA RMS

Bruna Carvalho - 26/01/2026 12:24

A Ford abriu 80 vagas gratuitas na Bahia para o programa Ford <Enter>, iniciativa de formação profissional voltada para moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que desejam ingressar no mercado de tecnologia em 2026.

O programa é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e prepara os participantes para atuar como programadores de software, área com alta demanda por profissionais qualificados. As inscrições seguem abertas até 1º de fevereiro, por meio do site oficial da montadora.

Não é exigido conhecimento prévio em tecnologia. Os candidatos devem ter 16 anos ou mais, estar com o ensino médio em andamento ou concluído, possuir renda familiar de até quatro salários mínimos e comprovar residência na Região Metropolitana de Salvador.

As aulas serão presenciais, em Salvador, nos polos do Senai Cimatec Orlando Gomes e do Senai Cimatec Digital e Criativo, no Pelourinho. O curso de Front-End terá carga horária de 300 horas, com início previsto para março, distribuídas em 35 vagas no turno da manhã e 45 no turno da tarde, ao longo de aproximadamente quatro meses.

Entre as novidades para 2026 está a ampliação da trilha formativa. Alunos que concluírem o curso de Front-End poderão seguir para a capacitação em Back-End, também com 300 horas, com turmas nos turnos matutino e vespertino e início previsto para fevereiro.

Criado em 2023, em São Paulo, o Ford <Enter> já contabiliza mais de 15 mil inscritos e cerca de mil alunos atendidos, alguns contratados antes mesmo da conclusão do curso. Diante da alta demanda, o programa foi expandido para a Bahia e outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Além do conteúdo técnico, os participantes têm acesso a aulas de lógica de programação, desenvolvimento de habilidades comportamentais, mentorias e palestras. Ao final do curso, recebem certificado do Senai, apoio na inserção no mercado de trabalho por meio da Rede Cidadã, além de ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.