segunda, 26 de janeiro de 2026
Euro Dólar

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INICIATIVAS REFORÇAM CONSCIENTIZAÇÃO E COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Bruna Carvalho - 26/01/2026 11:07 - Atualizado 26/01/2026

No dia 26 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância das práticas sustentáveis e promover a conscientização sobre a proteção do meio ambiente por meio da educação. Alinhada a esse propósito, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, vem consolidando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade e reforçando ações que despertam o senso de responsabilidade e o compromisso ambiental com as gerações futuras.

Dentro do cronograma de ações educativas, a companhia tem investido em iniciativas que evidenciam seu engajamento com a renovação da vida e a preservação do meio ambiente por meio da educação. Um exemplo disso é o projeto Guardiões da Floresta, criado em 2023, com a missão de compartilhar conhecimento, promover orientação educacional e incentivar práticas sustentáveis por meio de palestras em escolas públicas.

Guardiões da Floresta
O projeto Guardiões da Floresta é uma iniciativa da Suzano que conta com a participação ativa das comunidades vizinhas das áreas florestais da companhia. As escolas escolhidas para as ações de conscientização ambiental estão localizadas em regiões com altos índices de ocorrências relacionadas à crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas e degradação de floresta nativa.

Por meio de uma abordagem preventiva e educativa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de se tornarem defensores(as) e multiplicadores(as) de boas práticas ambientais dentro de casa e com a comunidade. Em 2025, o projeto ganhou destaque com ações significativas, foram realizadas palestras em escolas do Extremo Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer o conhecimento e o compromisso com a preservação ambiental entre estudantes e educadores.

Diversas escolas de municípios baianos, como Mucuri e Alcobaça, e capixabas, como Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário, já foram atendidas pelo projeto. As ações impactaram centenas de crianças com faixa etária entre 6 e 10 anos.

Programa de Educação Socioambiental
A Suzano também investe em treinamento e sensibilização socioambiental aos seus colaboradores e prestadores de serviço. O Programa de Educação Socioambiental reflete esse engajamento ao contribuir para o aprimoramento da excelência ambiental e para o fortalecimento do relacionamento social nas operações florestais e nas comunidades dos territórios onde a empresa atua. A iniciativa incentiva colaboradores(as) a se envolverem, junto à comunidade, em práticas que promovem a sustentabilidade, o uso responsável dos recursos naturais e a aprendizagem contínua em temas socioambientais

“Temos muito orgulho de ver até onde essas iniciativas já chegaram e o impacto real que elas têm gerado. Cada resultado reforça o quanto podemos mobilizar pessoas, fortalecer o engajamento social e ampliar a atuação da Suzano como uma parceira ativa na transformação por meio da educação ambiental. É uma trajetória que verdadeiramente faz diferença e nos inspira a seguir contribuindo para mudanças positivas na sociedade. Em 2026, continuamos firmes no compromisso de plantar, juntos, um futuro melhor para o planeta e para as pessoas”, ressalta o consultor de Relacionamento Social da Suzano na Bahia, Elton Santiago.

Foto: Acervo Suzano

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.