

Um novo ano carrega a ideia de mudança e foco e entre os projetos mais falados entre as pessoas, está a busca por uma vida mais equilibrada e saudável. Manter hábitos saudáveis não exige transformações radicais, mas sim constância, planejamento e escolhas conscientes no dia a dia. Estabelecer objetivos possíveis evita frustrações e aumenta as chances de manter os novos hábitos ao longo do ano. “Manter horários regulares para as refeições, escolher uma prática física que gere prazer, seja caminhada, dança, musculação ou atividades ao ar livre, e reservar momentos para descanso, lazer e autocuidado são atitudes fundamentais para uma vida mais saudável. Além disso, manter-se hidratado ao longo do dia contribui diretamente para o bom funcionamento do organismo, melhora a disposição e favorece o equilíbrio”, explica Everton Raeda, Gestor Técnico da Rede Alpha Fitness.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definição de saúde não se resume à ausência de doenças, mas a um estado de bem-estar físico, mental e social. Por isso, as pequenas ações diárias, como alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e cuidado com a saúde mental, contribuem diretamente para manter o equilíbrio e geram um ano mais produtivo. Adotar um estilo de vida saudável é um processo contínuo. “Cada mês de janeiro é sempre tempo de refazer planos e entender o que queremos para o novo ano. Em 2026, priorize uma rota com mais constância, afinal, cuidar do corpo e da mente diariamente é o melhor investimento para o presente e para o futuro”, conclui o especialista da Rede Alpha Fitness.
Traçar uma meta mais escalonada, segundo o especialista, é o segredo para alcançar os objetivos pouco a pouco e não se frustrar. O mais importante é trazer as atividades físicas para dentro da rotina, como mais um elemento diário da pessoa. Por isso, Raeda recomenda que as idas à academia sejam ou a caminho do trabalho (antes de começar o dia), assim a disposição tende a aumentar; ou na saída do trabalho, a caminho de casa. Evitar distrações e pensar no médio e longo prazo são atitudes fundamentais para ter sucesso no projeto saúde.