

O ato final da caminhada de 240 quilômetros até Brasília, convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, para pedir a liberdade para o ex-presidente Jair Bolsonaro, reuniu 18 mil pessoas na capital, segundo o Monitor do Debate Político, da USP, em parceria com a ONG More in Common.
A manifestação transcorreu sem registro de confrontos, com faixas e palavras em defesa da anistia, pedidos pela libertação de Bolsonaro e, em alguns momentos, gritos para que o presidente Lula fosse preso.
Mas, antes da chegada do deputado, um raio caiu nas proximidades da concentração e deixou feridos, que foram encaminhados a hospitais da região.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou de uma oração ao lado de Nikolas durante a manhã, mas não esteve presente no ato, assim como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ambos, no entanto, demonstraram apoio à manifestação.
Nikolas e aliados percorreram cerca de 240 quilômetros a partir de Paracatu (MG) e encerraram a caminhada na Praça do Cruzeiro, a seis quilômetros do Palácio do Planalto, que foi cercado por grades.
Na manifestação, o grupo defendeu a derrubada no Congresso dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto da dosimetria, que reduz penas de Bolsonaro e outros condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Foto: Sergio Lima/AFP