sexta, 23 de janeiro de 2026
Euro Dólar

ANVISA DETERMINA RECOLHIMENTO DE SAL, AZEITE E DOCE DE LEITE POR IRREGULARIDADES; CONFIRA

VICTOR OLIVEIRA - 23/01/2026 14:39

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (22), o recolhimento e a suspensão de produtos de três marcas diferentes após a identificação de irregularidades na composição, rotulagem e comercialização.

Entre os itens afetados está o sal marinho grosso iodado da marca Marfim, lote 901124. Segundo a Anvisa, o produto foi reprovado no teste de teor de iodo, conforme Laudo de Análise Definitivo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF). Com isso, fica proibida a comercialização, distribuição e consumo do lote.

Azeite com origem desconhecida

Outro produto proibido é o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras, que deve ser apreendido pelas autoridades sanitárias. De acordo com a Anvisa, o azeite possui origem desconhecida e vinha sendo comercializado pela plataforma Shopee.

Além disso, a empresa indicada no rótulo como importadora teve o CNPJ extinto em 8 de janeiro de 2025, após encerrar suas atividades de forma voluntária, o que torna o produto irregular. A determinação proíbe fabricar, importar, comercializar, distribuir, divulgar e consumir o azeite.

Doce de leite também é alvo de recolhimento

A Anvisa também determinou o recolhimento do Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito, fabricado em 25 de junho de 2025. O produto apresentou ausência de identificação do lote e foi reprovado no teste de determinação de ácido sórbico, também realizado pelo LACEN-DF.

Orientação ao consumidor

A agência orienta que os consumidores não utilizem os produtos listados e, caso já tenham adquirido algum deles, entrem em contato com os pontos de venda ou com os órgãos de vigilância sanitária locais para mais informações.

As medidas fazem parte das ações de fiscalização da Anvisa para garantir a segurança alimentar e a conformidade dos produtos comercializados no país.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.