

Estudantes que pretendem ingressar no ensino superior por meio de financiamento estudantil já podem se preparar. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (22) o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2026.
Ao todo, o programa irá ofertar mais de 112 mil vagas ao longo do ano. Para o primeiro semestre, serão disponibilizadas 67.301 vagas, enquanto o segundo semestre contará com 44.867 oportunidades em instituições privadas de ensino superior.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre os dias 3 e 6 de fevereiro.
Quem pode participar
Podem se inscrever candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
Resultado e lista de espera
O resultado da pré-seleção em chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Cada candidato será pré-selecionado em apenas uma das opções de curso, turno, local e instituição informadas no momento da inscrição, conforme a modalidade de concorrência.
Os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Aqueles que não forem contemplados na chamada única entrarão automaticamente na lista de espera, que será utilizada para o preenchimento das vagas remanescentes entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/Reprodução



