

Os eventos pré-carnavalescos de Salvador passam por mudanças em 2026. Tradicionais na folia baiana, o Furdunço e o Fuzuê tiveram as datas invertidas neste ano e serão realizados no Circuito Orlando Tapajós, que liga a Ondina à Barra.
O Furdunço acontece primeiro, no sábado, 7 de fevereiro, com a tradicional pipoca da banda BaianaSystem, sob o comando do Navio Pirata. Já o Fuzuê será realizado no domingo, 8 de fevereiro, reunindo marchinhas e trios voltados para toda a família.
A alteração foi definida pela Prefeitura de Salvador. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a decisão atendeu a pedidos do público. “Muitas pessoas solicitaram a mudança porque, estando de folga no domingo, conseguem aproveitar melhor o sábado à noite, sem a preocupação de acordar cedo no dia seguinte”, afirmou.
“A mudança atende a uma lógica de organização e de perfil dos eventos. O Furdunço é uma festa maior, com mais atrações, trios e estrutura, e funciona melhor no sábado. Já o Fuzuê tem um caráter mais cultural e intimista, o que dialoga melhor com o domingo”, completou ele.
Programação
Apesar da programação completa ainda não ter sido revelada, Isaac Edington garantiu que as bandas BaianaSystem e Filhos de Jorge já foram confirmadas no Furdunço, puxando trios sem cordas, na modalidade pipoca.
O Fuzuê conta com uma novidade especial este ano. O evento será encerrado com a apresentação do grupo Mudei de Nome, a bordo de um pranchão, que é um trio elétrico com estrutura menor e mais próximo do público. A folia pré-carnaval segue nos dias seguintes com a Melhor Segunda-Feira do Mundo, sob o comando de Xanddy Harmonia na segunda-feira, 9, e o Pipoco, evento liderado por Léo Santana na terça-feira, 10. (A Tarde)
Foto: Bruno Concha | Secom PMS