terça, 20 de janeiro de 2026
Euro Dólar

SAIBA QUEM SÃO OS SECRETÁRIOS QUE DEVEM DEIXAR O PRIMEIRO ESCALÃO DO GOVERNO JERÔNIMO

Bruna Carvalho - 20/01/2026 10:45

O primeiro escalão do governo Jerônimo Rodrigues (PT) deve passar por mudanças ainda neste mês, com a saída de secretários que pretendem disputar as eleições de 2026. Nos bastidores do Palácio de Ondina, a avaliação é de que pelo menos oito auxiliares deixem seus cargos até o dia 31 de janeiro, prazo informal trabalhado internamente pelo governo.

A estimativa foi confirmada na última semana pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e vem sendo reiterada em conversas reservadas entre integrantes da base aliada. O movimento é tratado como parte natural do calendário político e envolve nomes estratégicos da administração estadual.

Um dos primeiros a confirmar publicamente a saída foi o secretário da Casa Civil, Afonso Florence. Na manhã desta segunda-feira (19), durante a inauguração da nova rodoviária de Salvador, em Águas Claras, o deputado federal licenciado afirmou que a entrega do equipamento simboliza o encerramento de suas principais missões à frente da pasta. Com isso, Florence deve retornar à Câmara dos Deputados para articular sua candidatura à reeleição em 2026.

No MDB, a movimentação também está definida. De acordo com informações obtidas dentro da sigla, a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, permanecerá no cargo e acumulará a coordenação da campanha de Jayme Vieira Lima a deputado federal. A possibilidade de Larissa ser indicada para a vice-governadoria foi descartada pelo partido, que aposta na manutenção de Geraldo Júnior como vice na chapa de Jerônimo Rodrigues em 2026.

Já Jayme Vieira Lima, pré-candidato a deputado federal, deve deixar o comando da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) até o fim do mês. A saída é tratada como certa por aliados, para que ele possa se dedicar integralmente à campanha.

No PT, outros secretários também se articulam para deixar o governo. A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Neusa Cadore, confirmou ao bahia.ba que é pré-candidata à reeleição para deputada estadual e aguarda apenas uma orientação direta do governador para formalizar sua saída. Situação semelhante vive o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, que já iniciou a preparação para a disputa eleitoral e espera um sinal de Jerônimo sobre o momento adequado para deixar a pasta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida (PSB), também deve deixar o governo para focar na tentativa de reeleição como deputado estadual. Outro nome cotado para deixar o primeiro escalão é o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo (Avante).

Nem todos, porém, devem entrar na disputa eleitoral. A secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, afirmou que não será candidata e que deve permanecer no comando da pasta, assegurando a continuidade da agenda da secretaria.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.