

Os índices futuros de Nova York operam em baixa nesta terça-feira (20), na volta do feriado, pressionados pelas ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas aos aliados europeus que se opõem à sua tentativa de controlar a Groenlândia. Líderes europeus descreveram as ameaças de tarifas de Trump como “inaceitáveis” e, segundo relatos, estão considerando contramedidas, com a França pressionando a União Europeia a usar sua mais forte medida econômica de retaliação, conhecida como “Instrumento Anticoerção”. As renovadas tensões comerciais ocorrem em um contexto de preocupações com a independência do Federal Reserve e com as políticas de Trump, como o teto das taxas de juros dos cartões de crédito nos EUA.
Estados Unidos
Os títulos do Tesouro americano também estão recuando devido à preocupação de que a postura agressiva do governo Trump em relação a seus pares globais reduza a demanda por ativos americanos. Os investidores também se preparam para uma agenda repleta de balanços corporativos , com resultados previstos da Netflix, Intel e Johnson & Johnson, entre outras.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa, com os investidores avaliando as novas ameaças de tarifas americanas relacionadas à Groenlândia, o que aumentou as preocupações com a escalada das tensões comerciais com a Europa. Os investidores também estão acompanhando de perto os desdobramentos nos mercados japoneses depois que a primeira-ministra Sanae Takaichi anunciou, na segunda-feira, que pretende dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas para 8 de fevereiro.
Europa
Os mercados europeus também operam em baixa, ampliando as perdas da véspera, com temores de novas tarifas comerciais ainda presente, prejudicando o sentimento do mercado. Hoje, as atenções se voltam para o Fórum Econômico em Davos, na Suíça. O fórum ganha impulso com discursos da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, e o presidente francês, Emmanuel Macron. Trump deve discursar no fórum na quarta-feira.
Commodities
Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto os investidores acompanhavam as consequências da tentativa dos EUA de assumir o controle da Groenlândia e as preocupações com um excedente global. As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa pela quarta sessão consecutiva, após um acidente em uma siderúrgica chinesa gerar preocupações sobre a demanda pelo insumo.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
(Infomoney)
(Reprodução: Freepik)